Especialista desmistifica o significado atual de hacker

Evento de hacker chega a João Pessoa e idealizador explica significado do termo.

Especialista desmistifica o significado atual de hacker

Muito se teme quando se envolve a palavra hacker, principalmente porque se tem uma compreensão negativa do que significa. Segundo especialistas, é possível encontrar diversas respostas distintas. Porém, existem os chamados hackers do bem que abrem o questionamento para quem é leigo no assunto. Para sanar todas as dúvidas, o JORNAL DA PARAÍBA entrevistou o idealizador do Roadsec, maior evento de hacker da América Latina, Anderson Ramos, que tem grande compreensão da área.

Segundo o especialista Anderson Ramos, se perguntarmos para dez pessoas o que é um hacker é possível obter dez respostas distintas. “A minha definição de hacker é uma pessoa apaixonada por tecnologia que domina a tecnologia em um nível tão alto que a pessoa depende da tecnologia para se expressar, como um músico depende do seu instrumento”, explicou Ramos informando que o significado da palavra mudou com o tempo.

>>> Saiba como investir da maneira correta em bitcoins

A conotação mais conhecida para a palavra é negativa. Anderson Ramos informou que esse entendimento surgiu nos anos 1980 nos Estados Unidos e nos anos 1990 no Brasil. “Hacker era uma pessoa que conhecia muito do sistema. E, por conhecer muito bem o sistema, poderia utilizar o seu conhecimento para o mal”, afirmou o especialista.

Para tentar amenizar o sentido negativo, começou a ser usado o termo “hackers do bem” para associações como Anonymous, que utilizam o conhecimento para realizar ações em prol da população mundial. “O real é que a denotação atual é mais neutra. O que se mantém é o preconceito para quem trabalha na área”, diferenciou. Existe ainda quem use o termo de maneira errada, se referindo como uma derivação do sentido de empreendedorismo. “Quando as pessoas querem abordar as coisas de maneira inovadora eles usam o termo de maneira errada. É uma espécie de homenagem”.

Áreas de atuação

É possível encontrar hackers em várias áreas de atuação. O idealizador da Roadsec disse que é muito comum eles trabalharem com segurança, com programação e até com o desenvolvimento de jogos. “Quem não trabalha na área acaba vendo a atuação do hacker de maneira artística”, afirmou Anderson explicando que, atualmente, hacker é utilizado como um elogio. “Hacker é um termo para definir os melhores, ninguém se autointitula hacker”.