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VIDA URBANA

Estudantes da PB estão mal em Português e Matemática

Alunos da rede pública do ensino médio e fundamental têm aprendizado abaixo do esperado, diz Todos Pela Educação.  

Publicado em 23/12/2014 às 6:00 | Atualizado em 14/03/2024 às 17:05

Os estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino da Paraíba estão abaixo dos índices esperados no que diz respeito às suas competências em Português e Matemática. Os números mais preocupantes estão no ensino médio, onde o Estado ficou 14,2% abaixo da meta em Português e 22,3% abaixo em Matemática.

Esses dados são resultado de um levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), divulgado hoje, que traz as metas estabelecidas e os níveis alcançados por unidades da Federação.

Conforme o TPE, tem um aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera as pontuações por ele estabelecidas em cada ano avaliado. No 5º ano, a média é de 200 em Língua Portuguesa e 225 em Matemática. No 9º ano do ensino fundamental, é esperado que os alunos alcancem ao menos a média de 275 em Português e 300 em Matemática.

Dos alunos do 3º ano do ensino médio, por sua vez, é esperado um desempenho de 300 em Português e 350 em Matemática.

Para avaliar como estão esses índices em todo o país, o TPE, uniu dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ano passado. Na Paraíba, apenas 24,7% dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental atingiram a meta do TPE em Português e 19,5% em Matemática. A expectativa para o ano de 2013 era de que 38% deles atingissem a meta em Português e 31,9% em Matemática.

Quando analisados os índices alcançados pelos alunos do 9º ano, o cenário é pior. Ao todo, apenas 13,8% dos alunos alcançaram a meta em Português e 4,8% em Matemática. Segundo o TPE, era esperado que pelo menos 32,3% dos alunos tivessem índices satisfatórios em Português e 25,8% em Matemática.

No ensino médio, por sua vez, último ano da escola, quando o aluno está se preparando para prestar vestibular e ter acesso ao ensino superior, os índices são ainda mais alarmantes. De toda a população estudantil nessa série na rede pública de ensino da Paraíba, somente 13,6% apresentaram o nível considerado adequado pelo TPE em Português. Em matemática, um número ainda menor de alunos alcançou a nota mínima esperada, 2,2% dos estudantes. Conforme o TPE, a expectativa era que ao menos 27,8% dos alunos apresentassem o nível considerado adequado para a sua série em Português e 24,5% em Matemática.

Em análise dos dados trazidos por esse levantamento, a diretora-executiva do TPE, Priscila Cruz, comenta que os dados apresentados entram em consonância com o que já havia sido apontado há alguns anos por especialistas sobre os problemas enfrentados na educação, principalmente no ensino médio. “É urgente que o país promova ações imediatas e mais efetivas para que os jovens que estão hoje no sistema tenham garantido o seu direito ao aprendizado.

Para isso, é fundamental repensar o Ensino Médio, que ficou por anos estagnado e agora apresenta retrocesso de seus indicadores, e também ter políticas focadas nos anos finais do Ensino Fundamental, que já demonstram estagnação em patamares muito baixos de proficiência”, comentou.

SEM SURPRESA
Para o presidente da Associação de Professores de Licenciatura Plena da Paraíba (APLP-PB), Francisco Fernandes, que define o ensino médio como o 'primo pobre' do ensino fundamental, os dados não surpreendem.

Segundo ele, isso apenas reflete a situação da educação do Estado. Na opinião do especialista, os poderes públicos estão alheios à situação da educação pública da Paraíba.

“Esses índices denotam uma série de problemas enfrentados pela educação pública que, se não for repensada, nós ficaremos estagnados. Temos que pensar em qualidade e não mais em quantidade, senão estaremos formando analfabetos funcionais e profissionais desqualificados nas nossas universidades como reflexo do que está sendo feito na base”, lamentou.

SAIBA MAIS
O levantamento do TPE faz parte do monitoramento da Meta 3 do Todos Pela Educação que estabelece que todos os alunos devem estar com o aprendizado adequado ao seu ano. Em ambas as disciplinas, não só a Paraíba, mas todo o país ficou abaixo da meta intermediária definida pelo TPE para o ano de 2013, que eram de 28,3% em Matemática e 39% em Português.

Além desta meta, é também objetivo do TPE que toda criança e jovem de 4 a 17 anos esteja na escola; que toda criança esteja plenamente alfabetizada até os 8 anos; que todo jovem de 19 anos esteja com o Ensino Médio concluído e que o investimento em Educação seja ampliado e bem gerido.

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Jornal da Paraíba

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