Evento de leitura pretende reunir mais de mil crianças na Capital

Alto da Leitura acontece até sexta-feira (20) em praças e escolas d eJoão Pessoa. Evento é promovido pelo Projeto Beira da Linha em parceria com a rede pública de ensino.

Da Assessoria

Cerca de 350 crianças se juntaram na terça-feira (17) à Vó Benta e ao boneco Tico numa grande roda de contação de histórias na Praça das Mangueiras, no Alto do Mateus, durante o Alto da Leitura. O evento, que segue com intensa programação nas praças e nas escolas do bairro até sexta-feira (20) é promovido pelo Projeto Beira da Linha em parceria com a rede pública de ensino.

Pelo público reunido na terça-feira, a expectativa de reunir 1 mil crianças e adolescentes durante toda a semana deve ser superada e cerca de 80 educadores também devem participar das oficinas.

Além das rodas de contação de história, a ação também contou com apresentação do grupo de teatro Miramangue, que faz parte do Beira da Linha, e muito tempo livre para ser dedicado à leitura. “Eu gosto muito de ler e participar do Alto da Leitura foi muito divertido porque eu pude conhecer várias histórias que não sabia e ler livros diferentes”, conta Samara de Jesus, de 11 anos, aluna do 6º ano.

As crianças também puderam contar suas próprias histórias, declamar poesias, propor adivinhações, gerando interação entre os participantes. Dentro das tendas montadas, as crianças pegam o livro que desejam e ficam à vontade para ler.

A participação foi considerada positiva pela coordenadora do Centro Miramangue, um dos núcleos do Projeto Beira da Linha, Luciana Alves Farias, especialmente porque “as escolas atenderam e aderiram a viver este dia diferente com seus alunos dentro da proposta de estímulo à leitura e promoção de uma cultura de paz”.

Esta é a sexta edição do Alto da Leitura, que este ano tem como tema “Leitura traz sabedoria e todo sábio promove a paz”, criado pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiza Lima Lobo, os estudantes Guilherme de Morais e Antônio Martins Júnior.

O objetivo do evento é “estimular as práticas de leitura da juventude, visando o desenvolvimento de uma consciência crítica”. Com ele, o Projeto Beira da Linha acredita colaborar para ampliar a percepção de mundo dos jovens em processo de formação, do bairro e da região.