Evento em JP lembra Dia de Conscientização do Autismo

Caminhada comemorativa será realizada na orla de João Pessoa para esclarecer e informar sobre o autismo.

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado hoje, entidades e associações paraibanas, que atuam no tratamento de autistas, promovem atividades com pacientes, familiares e amigos de autistas, nas respectivas sedes.

À noite, a partir das 19h, o segmento se reúne na Praia de Tambaú, em João Pessoa para participar de uma caminhada festiva, animada por Roberto Tuareg’s e alguns membros da Banda, que sai do Busto de Tamandaré e segue até a frente da sede da PBTur. A atividade, organizada pela Amigos e Simpatizantes do Autista da Paraíba (Asas), conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos do Autista da Paraíba (AMA), da Associação Paraibana de Autismo (APA) e da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

Com o objetivo de chamar a atenção, esclarecer e informar as pessoas sobre o autismo, a caminhada comemorativa na orla de João Pessoa também pretende divulgar o movimento ‘Onda Azul’, que serve para lembrar a data.

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Onda Azul procura conscientizar a sociedade para a necessidade de discutir os direitos dos autistas, que já ultrapassam o número de 70 milhões no mundo e dois milhões no Brasil, segundo dados da própria organização.

A DOENÇA
O autismo ainda não tem cura, o diagnóstico é clínico e não há exames específicos para detectar a doença, segundo a pediatra Ana Flávia Silva Amorim, que a 11 anos é mãe de autista.

Classificada pela Organização Mundial de Saúde como um tipo de deficiência, o autismo ocasiona prejuízos nas áreas da comunicação, do comportamento e da interação social, cujo tratamento é demorado – em muitos casos, para a vida toda. O paciente necessita de cuidados de uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos e profissionais da educação, entre outros especialistas.

Na Paraíba, os tratamentos são oferecidos por entidades
particulares e filantrópicas; e pelos Centros de Apoio Psicossocial (Caps), mas apenas a Funad é o centro de referência para o tratamento gratuito do transtorno. Segundo a presidente da Fundação, Simone Jordão, atualmente 108 usuários são atendidos pelo Serviço de Reabilitação Intelectual.

“O tratamento inclui atividades paralelas, de artes, esporte e educação, para que os usuários possam se sentir incluídos no convívio social”, explicou Jordão.

As últimas estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que existem hoje no mundo 70 milhões de autistas, no Brasil são mais de dois milhões. Na Paraíba, não há estudo estatístico que retrate os casos de autismo no Estado.