Exposição itinerante atrai visitantes para o zoológico em JP

Projeto ‘A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante’ atrai visitantes ao Zoo do Parque Arruda Câmara  e acontece até o dia 26 de agosto.

Em apenas dois dias, o projeto ‘A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante’ já atraiu mais de 500 visitantes para o Parque Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, onde a mostra acontece até o dia 26 de agosto.

Nesta edição, o projeto que já esteve na Paraíba em 2009 e é realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, traz diversos equipamentos eletrônicos e audiovisuais para que as pessoas ‘conheçam’ a vegetação de forma lúdica e divertida.

“O projeto não fala só da floresta, mas também das águas e a interação delas com a vegetação”, comentou a educadora ambiental do projeto, Nadine Bitencourt, ao citar uma maquete interativa que ilustra a diferença entre o ciclo da água sobre o solo com vegetação ou sobre a estrutura sem raízes.

Segundo Nadine, no primeiro caso a ocorrência das chuvas causa erosão e desmoronamento, enquanto que no solo com vegetação a água é absorvida e há a formação dos lençóis freáticos. O projeto itinerante da SOS Mata Atlântica já visitou 90 cidades e também conta com dois caminhões adaptados para a educação ambiental e uma exposição chamada “Nosso verde também depende do azul”.

A professora Alessandra da Silva, que levou os seus alunos para a mostra, contou que as crianças ficaram bastante entusiasmadas em ver de forma prática o que aprendem na sala de aula. “Todos os problemas que afetam a Mata Atlântica foram mostrados de maneira interativa”, apontou.

Para o aluno Flávio de Oliveira, de 8 anos, o mais interessante da mostra foi a exibição de um filme que ensina como economizar água. A mostra também realiza palestras, oficinas, debates e apresentações teatrais.