Falta de rótulos aumenta riscos

Produtos como soda cáustica e creolina, usados na fabricação caseira, podem causar graves acidentes.

No entanto, para o coordenador da Vigilância Sanitária, Ivanildo Brasileiro, os riscos existem e são muitos. Ele destaca que alguns produtos mais fortes, como a soda cáustica e a creolina, podem causar queimaduras, se não forem usados corretamente.

Outras substâncias podem gerar problemas gástricos, caso sejam ingeridos ou inalados. “Por não terem instruções de uso em seus rótulos e nem as devidas advertências, fica difícil prevenir acidentes. Por isso, o consumidor que usa esses produtos se expõe a um grande risco”, alerta Brasileiro.

Por causa do risco de sofrer acidente, a dona de casa Vera Lúcia Lima Diniz prefere não utilizar os produtos de limpeza clandestinos. “Eu só uso os materiais industrializados. São mais caros, mas eu acho mais seguro, porque tenho crianças em casa e tenho medo”, diz.

A vendedora Kleide de Almeida também não adquire as mercadorias irregulares. “São mais caros, mas valem a pena. Os produtos industrializados são testados e aprovados. Já esses que são vendidos por aí, ninguém sabe do que são feitos”, comenta.