icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Falta infraestrutura no Novo Geisel

Ruas esburacadas causam transtornos no transporte; problema é ampliado quando chega o inverno e as ruas ficam alagadas.

Publicado em 29/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:54

Localizado na zona sul de João Pessoa, o bairro do Novo Geisel é destaque pelo aumento no número de investimentos imobiliários recentemente, porém os investimentos em infraestrutura na localidade não correspondem à expectativa dos moradores que reclamam, principalmente, de problemas na pavimentação.

As ruas esburacadas causam transtornos no transporte, acarretam acúmulo de lixo e entulhos, impedem a brincadeira das crianças, como também atraem animais peçonhentos e venenosos, conforme relato de Maria Wilma Silva Correia, consultora de moda e moradora do bairro há oito anos. “A falta de investimentos no nosso bairro é coisa antiga, nós sofremos na chuva e no verão, quando não é com a poeira, é com a lama”, afirmou Maria Wilma.

O problema é ampliado quando chega o inverno e as ruas ficam alagadas, fato que impede a passagem do transporte público modificando a rota dos ônibus e consequentemente a trajetória dos moradores. “Nós sofremos mais ainda quando os ônibus param de passar nas ruas. A gente fica dependendo de ir para a rua principal que é distante da nossa casa e à noite, quando a gente precisa voltar do trabalho e nossos filhos da faculdade, ocorrem vários assaltos”, garantiu a moradora Maria Wilma.

O servidor público e morador da rua Gentil Luiz de Morais, Mário Oliveira, contou que reside no bairro há apenas cinco meses, mas já está arrependido de ter comprado um imóvel na região pela falta de infraestrutura: “Por aqui não passa nem carro direito, nossos imóveis são desvalorizados e nem na rua meu filho pode brincar”, enfatizou Mário.

Os moradores já entraram em contato por mais de uma vez com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, de acordo com Mário Oliveira, mas até agora não obtiveram respostas quanto aos possíveis investimentos em pavimentação para o bairro. “O perigo é grande, na semana passada duas cobras invadiram a minha casa e eu tenho crianças pequenas. Se a gente não tivesse visto, poderia ter acontecido um acidente e quem seria o culpado?”, questionou.

Por outro lado, a Prefeitura de João Pessoa garante que vai investir em pavimentação, muito embora não saiba informar os valores dos recursos ou calendário de obras para o Novo Geisel. O secretário adjunto de Infraestrutura da capital, Cássio Augusto Cananéa Andrade, revelou que existem estudos para a viabilização de obras no bairro, contudo, o início da pavimentação não está determinado. “Não sei dizer o que vai ser feito e nem quando, mas estamos em fase de estudo, porque para toda realização de obra precisa de um projeto. Afinal, não é apenas a pavimentação, é um caso mais complexo e que precisa ser estudado”, destacou o secretário adjunto.

Cássio Augusto disse ainda que a prefeitura tem recursos garantidos para investir. “Inclusive, o secretário Ronaldo Guerra esteve em Brasília para conseguir mais recursos e em breve nós iremos anunciar o pacote de investimento na área de pavimentação”.

O secretário disse que nada pode ser feito em caráter emergencial em decorrência das chuvas que impedem qualquer obra ou ação nesse sentido.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp