icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Fé em Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição reúne milhares

Feste de Iemanjá no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, reuniu cerca de 100 mil pessoas. Em Campina Grande, fiéis homenagearam padroeira da cidade. Em JP, teve procissão.

Publicado em 09/12/2008 às 8:05

Da Redação
Com Jornal da Paraíba

Cerca de 100 mil pessoas compareceram, na noite da segunda-feira (8), à 43ª festa de Iemanjá, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. Pais e mães de santo - além dos adeptos do candomblé e umbanda - depositaram oferendas no mar, como flores e jóias, em gratidão às bênçãos alcançadas através do orixá, considerada a rainha do mar pelas religiões de origem africana.

As programações alusivas à festa de Iemanjá começaram cedo na Paraíba. Por volta das 16h, fiéis do candomblé percorreram ruas e avenidas do bairro de Cruz das Armas, saindo da rua da Pedra, em direção à orla marítima da capital entoando cânticos em homenagem à entidade religiosa. Na orla, as comemorações do dia da rainha do mar tiveram início às 18h com a apresentação de 12 grupos de capoeira da Bahia, Paraíba e até da Alemanha e Argentina.

O ponto alto das homenagens a Iemanjá começou às 20h. Ao som das danças de origem africana, devotos do orixá colocaram, no mar, perfumes, jóias, bolsas e flores brancas e azuis para a entidade do candomblé.

Fiéis homenageiam padroeira de Campina Grande

Com procissão e missa festiva, milhares de fiéis encerraram no final da tarde da segunda-feira (8), no Parque do Povo, em Campina Grande, a festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. A procissão de encerramento das comemorações saiu da catedral por volta das 17h, liderada pelo bispo dom Jaime Vieira da Rocha e todo o clero diocesano, e percorreu as principais ruas do Centro da cidade. Por volta das 18h, a procissão chegou ao Parque do Povo, onde uma multidão já a esperava. Em seguida, o bispo diocesano, dom Jaime Vieira da Rocha, celebrou a missa de encerramento.

Procissão também em João Pessoa

Os fiéis saíram em caminhada pelas ruas do Porto do Capim em oração, seguindo a imagem da Santa até colocá-la em um barco com destino à Ilha da Santa. Após a imagem da Santa seguir pelas águas do Rio Sanhauá e chegar à ilha, uma missa foi realizada pelo Padre Valdélio. Paralelamente, uma outra missa foi realizada pelo Padre Francisco de Assis, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp