Feirantes protestam contra retirada de boxes do Mercado Central

Comerciantes dizem que foram prejudicados com a medida. Ação de retirada foi realizada no domingo (19).

Comerciantes que tinham boxes no Mercado Central realizaram um protesto na manhã deste segunda-feira (18) em reivindicação à retirada de mais de 100 vendedores do local. Essa ação de retirada foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) no domingo (19) com o objetivo de remover comerciantes irregulares que obstruíam o passeio público e o acesso para os boxes do mercado.

De acordo com Josenilda Araújo, que vende feijão verde há mais de 20 anos no Mercado Central e teve seu box retirado e quebrado ontem, a atitude da Sedurb preocupou a todos, que dependem do trabalho no local para terem o seu sustento. “Tiraram a gente dizendo que querem fazer uns galpões pra colocar a gente, mas agora ninguém sabe pra onde vai. Hoje mesmo ficamos sem trabalhar. Nossos pontos eram bons, agora estamos sem saber o que fazer”, comentou, revelando que essa não é a primeira vez que uma ação desse tipo é realizada.

Muitas das pessoas que frequentam o local desaprovaram a atitude tomada pela prefeitura de João Pessoa. “Eu acho que isso só prejudica os pequenos, que vão ter que agora ficar rodando atrás de ganhar o seu pão. Eu mesma não sou de acordo”, comentou a diarista Maria José da Silva.

De acordo com o diretor de serviços urbanos da Sedurb, Flávio Monteiro, a presença desses comerciantes na área externa do mercado estava prejudicando os que têm boxes fixos. Ele revelou que foi realizada uma ação de conscientização antes da retirada dos boxes. “Durante a semana passada fizemos uma ação educacional informando que não seria possível mais continuar a venda ocupando um passeio público. Grande parte desses comerciantes têm boxes, mas ocupam essa área externa e ainda descobrimos que existia comércio de ilícitos nessa área. Queremos reordenar isso, para, inclusive, dar ao mercado um maior fluxo de clientes”, explicou.