icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Festa de Réveillon muda trânsito na orla de JP; confira detalhes do plano especial

Principais vias da orla vão ter a circulação de veículos bloqueadas durante a quinta (31). Frota de ônibus vai ganhar reforço.

Publicado em 29/12/2015 às 13:40

Foi divulgado nesta terça-feira (29) o planejamento de trânsito, de logística e de segurança para a realização da festa de Réveillon em João Pessoa. O evento que acontece no Busto de Tamandaré, na divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, vai provocar uma série de mudanças na circulação de veículos, como o bloqueio de vias, e também terá um reforço nas linhas de ônibus e também um esquema especial para os táxis.

De acordo com o plano divulgado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), para a festa da virada parte das avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco, bem como todo o seu entorno, serão bloqueados ao tráfego de veículos, na noite desta quinta-feira (31), assegurando o acesso e o espaço dos pedestres no local do evento.

O órgão vai disponibilizar 100 agentes de mobilidade para orientar os condutores e usuários do transporte público sobre as mudanças e indicar as rotas alternativas. O final da Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Busto de Tamandaré, terá o tráfego liberado apenas aos veículos de serviço público e moradores.

Confira os detalhes do plano no mapa abaixo

As pessoas que vêm dos bairros da Zona Sul, utilizando a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, terão que descer pelas duas ladeiras na Barreira, até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira) para chegar ao local do evento. A medida evita o conflito que se formaria no tráfego, em função do grande número de veículos, no final da Avenida Beira Rio, próximo à orla. As ruas Índio Arabutan e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência. Esse trecho será monitorado a partir das 7h da manhã.

A partir da Avenida Cairu, até o final do Cabo Branco, o trânsito ficará livre para a circulação de veículos particulares, que deverão retornar pela Avenida Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira).Com o bloqueio das ruas, a Semob orienta os motoristas que evitem circular pelo bairro próximo às áreas de interdição, buscando rotas alternativas de circulação

O final da Beira Rio, após o girador que dá acesso ao Altiplano até a orla também terá seu fluxo alterado. Durante o horário que o maior número de veículos chega à orla, todas as quatro faixas serão de sentido único, do Centro para a praia, objetivando dar mais fluidez ao trânsito que vem pela Beira Rio. A Avenida Cairu, que é paralela, também terá seu sentido modificado, funcionando como um binário. Na madrugada, com a proximidade do término do show promovido pela PMJP, o trânsito será invertido em algumas ruas para facilitar o retorno da população as suas casas, aumentando a oferta de trajetos da praia para o Centro.

Transporte

A Semob informou que determinou às empresas de ônibus que seja feito um reforço de veículos nas linhas que fazem parte do projeto Tetéu, que circulam pelo Terminal de Integração do Varadouro, e das que passam pela orla marítima. O órgão também requereu a disponibilização de 50 ônibus extras durante o Réveillon.

Com relação aos táxis, vai ser implantado um esquema especial, na noite do dia 31, a partir das 18h. Serão Serão dois pontos de embarque de passageiros para esse tipo de transporte. Um ficará na Avenida Marcionila da Conceição, entre a Avenida Odilon Coutinho e Avenida Cairu, no Cabo Branco; o outro ficará na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Helena Meira Lima, em Tambaú.

Segurança e Saúde

A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania vai contar com 100 guardas municipais na escala para trabalhar das 19h do dia 31 de dezembro até a manhã do dia 1° de janeiro, com os guardas distribuídos nos diversos postos instalados nos arredores do Busto de Tamandaré.

Durante a festa serão disponibilizadas quatro ambulâncias distribuídas em pontos chaves. Sendo, uma de suporte avançado e mais três unidades básicas de pronto atendimento.

Comércio

Apenas os comerciantes informais cadastrados terão acesso à festa. Segundo o secretário Hidelvânio Macêdo, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb),cerca de 213 ambulantes e 400 tendas foram cadastrados na pasta. Todos devidamente orientados sobre a não utilização de garras de vidro, além da organização do lixo para coleta.

Poluição sonora

Ficou acordado que a Semam multará quem estiver utilizando paredões de som. Para tanto, montou uma equipe de plantão atendendo a população durante 24h, além de uma equipe no local da festa para auxiliar na fiscalização. O Disk Denúncia pode ser acionado através dos números: 0800.281.9208 ou 3218.9208.

Limpeza

Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana está disponibilizando agentes para coleta seletiva durante e após os festejos, em parceria com associações e grupos de coleta seletiva. Além disso, os ambulantes cadastrados para comercializar na área já foram devidamente orientados sobre o lixo produzido.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp