Festival de Flores recebe mais de três mil visitantes no primeiro dia

Evento, que visita João Pessoa desde 2007 e já integra o calendário cultural da cidade, trouxe mais de 200 espécies, entre flores e plantas ornamentais.

O primeiro dia do Festival de Flores de Holambra, na praça Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa, atraiu mais de três mil visitantes, conforme informações dos organizadores. O evento, que visita João Pessoa desde 2007 e já integra o calendário cultural da cidade, trouxe mais de 200 espécies, entre flores e plantas ornamentais. Nesta 10ª edição, a rosa do deserto, um novo tipo de pinheiro e o bambu Musso estão entre as novidades da feira.

Mesmo com tanta variedade de flores, as rosas e orquídeas continuam sendo as mais procuradas pelos visitantes. De acordo com o organizador do festival, Ricardo Canela, as flores lideram as vendas e, além da boa qualidade, os preços acessíveis também conquistam os visitantes. “A cada edição nós vemos que a feira já está consolidada em João Pessoa e para nós é sempre muito bom participar. Ao comprar as flores, as pessoas recebem indicações de cuidado e manuseio para prolongar o tempo de vida”, explicou.

É esse cuidado em preservar a flor que fez a dona de casa Noemia Carneiro adquirir um bonsai. Ela visita a feira todos os anos e desta vez trocou as flores pela pequena árvore japonesa. “Gosto muito de orquídeas, mas vou levar o bonsai porque achei muito lindo e tive orientações de como cuidar”, disse. Segundo Ricardo Canela, todos as manhãs, a partir das 9h, exceto aos domingos, quem visitar a feira terá a oportunidade de participar de um curso gratuito sobre o manuseio de orquídeas e bonsais.

A aposentada Neusa Magliano aproveitou a oportunidade e trouxe as duas irmãs para participar do curso e ampliar os jardins que cultivam em casa. Ela conta que a flor mais antiga que cultiva é uma “Rosa Cacho”, com sete anos, e desta vez resolveu levar orquídeas e mais duas espécie de rosas para ampliar a coleção do jardim. “Gosto muito de rosas e não poderia deixar de levar a branca e a amarela, que ainda não tinha. Se pudesse levaria uma de cada”, acrescentou.

O festival Flores de Holambra permanecerá na capital até o próximo dia 21 e, além das plantas, os visitantes encontram também peças decorativas para jardim, como rochas, esculturas e vasos.