Fim de regalias motivou rebeliões, diz secretário

Secretário apontou choque de gestões nos comandos das unidades e retirada de ‘regalias’ como motivos para o tumultos nos presídios.

O secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, declarou ontem que as rebeliões ocorridas na última segunda-feira na Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o presídio do Róger, em João Pessoa, e no Presídio João Bosco Carneiro, em Guarabira, não teriam ligações. No entanto, conforme o secretário, o conflito ocorrido durante a manhã no presídio da capital, pode ter estimulado uma reação ocorrida horas mais tarde entre os detentos da penitenciária do Brejo. O choque de gestões nos comandos das unidades e a consequente retirada de “regalias” também foram motivos apontados por Wallber Virgolino.

Dois detentos morreram em decorrência de ferimentos durante o tumulto nos dois presídios. Segundo o secretario, as vítimas foram atingidas por espetos e golpes de estilete e não teriam sido vítimas das ações de policiais durante o processo de contenção do conflito.

O secretário revelou, ainda, que pretende apurar se houve conspiração entre os diretores que saíram recentemente. Até a manhã de ontem, com a situação controlada, a polícia realizou uma operação pente-fino no presídio do Róger e conseguiu localizar mais de 100 espetos, 50 aparelhos de celular e ainda aproximadamente 1 quilo de droga, entre maconha e crack. Os números da operação em Guarabira não foram divulgados, mas a Polícia Militar informou que foram encontrados diversos aparelhos e baterias de celular, espetos, facas artesanais e pequenas quantidades de droga.

“No Róger, ainda existem as brigas entre gangues rivais, um conflito que gerou o princípio de tumulto. Em Guarabira, não existem as facções, apenas os conflitos entre bairros, o que também provoca confusão entre os presos. Lá também constatamos que havia presos com televisão de plasma e TV a cabo, uma regalia que foi tirada”, explicou Wallber Virgolino.

TRANSFERÊNCIA
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária informou, através da assessoria, que cerca de dez homens foram transferidos ontem do Presídio do Róger para outras unidades prisionais. Detalhes sobre a operação só vão ser informados hoje, através de nota oficial divulgada pela secretaria.