icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Frota de carros cresce 246% e PB atinge 902 mil veículos

Dados do Detran-PB mostram que crescimento da frota de veículos do Estado já aumentou em 246% nos últimos 12 anos.

Publicado em 15/03/2013 às 8:03


O número de carros e motos licenciados na Paraíba até fevereiro deste ano, de acordo com os dados do Detran-PB, já alcança 902.201 veículos. Deste total, 281.830 estão em João Pessoa e 136.730 em Campina Grande. Em 2000, a frota paraibana era de 257.279 carros e motos, o que significa que a quantidade de veículos aumentou em 246%, nesse período.

Considerando apenas o número de motocicletas, a evolução da frota aponta um crescimento de 638% em 13 anos. No ano 2000, eram 51.962 motocicletas e, até fevereiro de 2013, são 389.438. As motocicletas já representam 43% da frota paraibana. Em João Pessoa, no ano 2000, estavam registradas 10.438 motocicletas. Essa quantidade subiu para 77.207, no mês passado.

Nos últimos 12 anos, a frota de veículos pessoense cresceu 180,63%, saindo de 100.427 veículos em 2000, para 281.830, em 2012. No mesmo período, o total de moradores saltou de 597.934 para 742.478, correspondendo a um aumento de 24,17%. As estatísticas mostram que João Pessoa possui a média de 2,63 habitantes para cada veículo. Em 2000, essa proporção era de 5,95. Com esses dados, o número de carros e motos licenciados em João Pessoa cresceu 7,5 vezes a mais em relação à quantidade de habitantes da cidade. É o que revelam os números divulgados pelo Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Paulo Sérgio Oliveira, a expansão na frota repercute no crescimento das infrações de trânsito. Ele explica que isso ocorre por falta de conhecimento das leis. “Por conta dos baixos custos, muita gente compra carro ou moto, antes mesmo de retirar a habilitação. Essa é a principal infração cometida, que dá origem a outras. Sem conhecimento, eles descumprem normas de segurança e fazem a quantidade de multas subir”, comenta.

Para o oficial, o crescimento da frota não é preocupante, porque o maior fluxo de carros e motos nas ruas não é o motivo de acidentes. “Nas rodovias, a maioria dos acidentes ocorre por ultrapassagens indevidas e excesso de velocidade. Já nas cidades, as causas são descumprimento das regras de trânsito, uso de celular, falta de atenção e a pressa”, destaca.

Desde o ano passado, o Código de Trânsito Brasileiro sofreu alterações para tornar as normas de trânsito mais rígidas. A última mudança ocorreu em fevereiro de 2013, às vésperas do Carnaval, na Lei Seca. Desde o mês passado, os condutores que forem flagrados dirigindo sob efeito do álcool poderão ser punidos, com base em relatos de testemunhas, relatório escrito por policial e por imagens de fotos e vídeos. Antes, a punição dependia de exames, que o condutor não era obrigado a fazer.

Na opinião do comandante do BPTran, a adoção de punições mais rigorosas é uma das medidas que contribuem para reduzir o número de acidentes. “Não tem sentido em querer que a frota não cresça. Em países desenvolvidos, como Japão, há número maior de veículos, sem ocorrência alta de acidentes”, salienta. “O maior desafio é garantir a segurança no trânsito. Para isso, as autoridades precisam intensificar a fiscalização, tornar as leis mais rigorosas, melhorar a sinalização e educação do condutor”, ressalta.

O QUE DIZ A SEMOB

Em João Pessoa, as medidas para melhorar o trânsito são de competência da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). De acordo com o órgão, o total de multas aplicadas na cidade, subiu de 82.937, em 2010, para 83.881, em 2012.

O titular da Superintendência, Nilton Pereira, disse que o governo municipal vai implantar projetos com a finalidade de reduzir a quantidade de carros. “Para cada criança que nasce, sete novos carros e motos são colocados nas ruas. Isso é uma conta que não fecha. O que temos que fazer é tornar a população menos dependente do carro. Para isso, estamos investindo em transporte público”, salientou.

O superintendente da Semob ainda disse que a implantação dos BRT (Bus Rapid Transit) vai melhorar a situação do tráfego em João Pessoa. Os BRT são veículos longos, com capacidade de acomodar até 150 passageiros e que circularão nos principais corredores da cidade. “Acreditamos que a população vá usar mais os ônibus e menos os carros”, declarou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp