Governo da Paraíba abre local para atendimento a egressos do sistema prisional

Governador João Azevêdo inaugurou local nesta sexta-feira (28), em João Pessoa.

Foto: Divulgação / Secom PB
Governo da Paraíba abre local para atendimento a egressos do sistema prisional
Foto: Divulgação / Secom PB

Foi aberto nesta sexta-feira (28) o Escritório Social, que deverá funcionar para o desenvolvimento de ações de políticas públicas voltadas aos egressos do sistema prisional. A unidade foi inaugurada pelo governador do Estado, João Azevêdo, e está localizada no Centro de João Pessoa.

O Escritório Social é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A criação do local, de acordo com João Azevêdo, é uma das ações previstas para inclusão social de pessoas que saíram do sistema prisional.

“Nós precisamos criar a possibilidade de compartilhar a riqueza gerada no Estado com todas as pessoas, e o poder público não pode considerar alguns segmentos da sociedade como comunidades invisíveis e, por isso, queremos implantar o projeto Justiça  Presente em todas as etapas, desde a audiência de custódia até a reinserção na sociedade, oferecendo a chance da reintegração”, comentou.

A equipe responsável pela execução dos atendimentos prestados no Escritório Social já foi selecionada. Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, os egressos do sistema prisional vão poder receber o primeiro atendimento, assegurando documentação para intermediação de vagas de emprego,  além de atendimento jurídico e assistência psicológica.

O Governo também anunciou a instalação de uma unidade de inserção produtiva na Penitenciária Feminina de Patos, para que as mulheres privadas de liberdade tenham acesso a trabalho, renda, qualificação profissionais e educação.

O órgão prevê ainda a doação de computadores e tablets para visitar virtuais durante o período de isolamento social, por meio do programa “Lab360”. O projeto será realizado por meio do Instituto Humnitas360, com o objetivo de assegurar as visitas às pessoas privadas de liberdade.