Governo decreta Emergência em 15 cidades por causa de praga

Por conta dos danos causados pela praga da Mosca-Negra, o Governo da Paraíba decretou Situação de Emergência, por um período de 90 dias, nos 15 municípios.

Da Redação
Com Secom-PB

Os prejuízos causados pela praga da Mosca-Negra-dos-Citros já podem chegar a R$ 10 milhões e para evitar que os danos continuem aumentando o Governo da Paraíba decretou Situação de Emergência, por um período de 90 dias, no 15 municípios atingidos pela praga.

A Situação de Emergência é para os municípios de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areal, Campina Grande, Esperança, Ingá, Juarez Távora, Lagoa Seca, Lucena, Massaranduba, Matinhas, Remígio, Riacho do Bacamarte, São Sebastião de Lagoa de Roça e Serra Redonda. São cidades localizadas nas regiões do Brejo, Agreste e Litoral. O decreto nº 31.089, de 11 de fevereiro, está publicado no Diário Oficial do dia 12, que circula nesta sexta-feira (19).

Por conta da praga quatro Estados nordestinos proibiram a entrada de frutas paraibanas  no nos seus territótio para evitar  a propagação da Mosca-Negra-dos-Citros. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, por exemplo, publicou uma portaria que veta a entrada das frutas no último dia 8 de fevereiro.

O decreto nº 31.089 é baseado na Resolução nº 003 do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec). Ele estabelece que o Governo da Paraíba fica autorizado a abrir Crédito Extraordinário em fase à situação existente.

A Secretaria Estadual de Defesa da Agropecuária e Pesca está autorizada e já aplica ações para combater a praga. De acordo com a legislação, considerando a urgência da situação vigente, ficam dispensados de licitações, ou contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em lei.

Campo

Nesta sexta-feira (19) a Sedap, anunciou que vai realizar dias de campo, para conscientização de combate nos municípios que tiveram fruteiras infectadas. Serão destinados a agricultores, lideranças políticas, secretários municipais de agricultura e prefeitos.

A Sedap está disponibilizando 36 engenheiros agrônomos do seu quadro técnico para atuar no combate à mosca-negra-do- citros nos 15 municípios atingidos pela praga. A infestação da mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi) pode ocorrer em mais de 300 tipos de plantas hospedeira da cultivar cítrica.