icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Governo iniciará plantio de girassol para produção de biodiesel na PB

Implantação de programa para o cultivo do girassol, na Paraíba, terá início no final de julho e beneficiará cerca de mil agricultores e 56 municípios.

Publicado em 08/04/2009 às 10:52

Da Redação
Com informações da Secom-PB


Cerca de mil agricultores e 56 municípios serão beneficiados pela implantação de programa para o cultivo do girassol, do Governo do Estado da Paraíba. O projeto pretende estímular o desenvolvimento do biodiesel na Paraíba e compreende uma área de dois mil hectares, nas regiões do Litoral, Agreste, Borborema e Vale do Paraíba.

Tudo já está pronto para o início do plantio. Quatro toneladas de sementes se encontram estocadas na sede da Empresa de Assistência Têcnica e Extensão Rural (Emater), na estrada de Cabedelo. A previsão para o início do plantio, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), é para o final de julho.

O objetivo do projeto é incrementar a produção de sementes para a produção de óleo de combustível, proporcionando a redução de poluentes do diesel, melhorando a qualidade de vida das cidades. O projeto vai contribuir com a geração de novos postos de trabalho, aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares. Os beneficiados serão pequenos produtores de bases familiares, dentro do Pronaf, localizados de preferência em áreas de assentamentos ou em áreas com potencialidades para o cultivo do girassol.

Nesta terça-feira (7), o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti Júnior, coordenou uma reunião com a participação de representantes da Petrobras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Emepa e Emater para definir a formação do grupo de trabalho do Programa do biodiesel na Paraíba.

Durante a reunião, ficou definido que o trabalho será coordenado pelo o presidente da Emater, Hermano Severino de Araújo, e pelo gestor de Políticas Públicas da Sedap, Leonardo Pinheiro Montenegro. A equipe terá a participação, em nível federal, de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, dos Bancos do Nordeste e do Brasil, Funai, Denocs, Incra e das Universidades. Pelo governo estadual vão participar representantes da Sedap, Emater, Emepa, Interpa e Cooperar. Além da participação de representantes dos governos municipais, empresas e sociedade civil organizada. A próxima reunião do Grupo de Trabalho acontecerá no auditório da Emater, no dia 25 de abril.

Ruy Bezerra destacou que o governador Maranhão tem duas prioridades na área da agricultura: uma é a defesa da agropecuária no Estado e outra a defesa do biodíesel.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp