icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Hospital de Trauma de CG prepara recepção de pacientes da pediatria

Medida visa prestar atendimento  adequado a todos os pacientes e diminuir a quantidade de pacientes internados no Hospital de Trauma.

Publicado em 14/05/2011 às 11:50

Da Redação
Com Secom-PB


O Hospital de emergência e Trauma Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, está sendo preparado para receber pacientes da pediatria do Hospital Regional (HR) que não precisam de oxigênio medicinal. A medida visa prestar atendimento adequado a todos os pacientes e diminuir a quantidade de pacientes internados no Hospital de Trauma.

A partir do dia 22, será feita a transferência dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HR para leitos reservados em outros hospitais. No mesmo dia, começa a transferência dos cilindros de rede de gases do Regional para o Trauma.

“Esses gases são representados pelo oxigênio, que é fornecido por empresas privadas na forma de cilindros. Esse gás é canalizado para as enfermarias e UTIs, a fim de serem utilizados como balões de oxigênio. Essas pessoas são mantidas vivas graças ao oxigênio medicinal”, explica o diretor técnico do hospital, o médico Flawber Cruz.

Após a instalação dos cilindros, que vai durar quatro dias, será feita a transferência dos pacientes para as UTIs adulto e infantil do novo Hospital de Trauma. Entre os dias 23 a 27 deste mês, acontece o treinamento dos técnicos em radiologia e instalação de central de informática com abertura da central de imagens (Raio X e tomografia). No período de 30 de maio a 3 de junho, será feita a instalação da central transfusional e do laboratório de análises clínicas. Já entre 6 e 10 de junho, ocorre a abertura de três salas cirúrgicas.

O cronograma ainda prevê, até o dia 17, a abertura da área do Trauma com atendimento dos casos referenciados de urgência e emergência (classificação de risco vermelho e amarelo) com início da internação de pacientes nas enfermarias clínicas e cirúrgicas. Entre 20 e 26, acontece a abertura do setor de queimados, coincidindo com os festejos juninos, quando aumenta a incidência de queimaduras. No dia 27 de junho, ocorrerá a abertura das três últimas salas cirúrgicas.

O diretor-geral do Hospital de Trauma, o médico Geraldo Medeiros, disse que o perfil de atendimento será estruturado para não inviabilizar o novo equipamento. “O hospital será direcionado exclusivamente para emergência clínica, pediatria e trauma, logo, não atenderá as pessoas de pequena e média complexidade”, revela Geraldo. O atual governo já investiu mais de R$ 5 milhões para a conclusão e estruturação do hospital.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp