Hospital refaz exames de dengue em menino com suspeita de meningite

Menino transferido para o Hospital Sírio Libanês passa novamente por exames para que seja confirmada suspeita de meningite causada por complicações da dengue.

Karoline Zilah

O menino paraibano transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, passa novamente por exames para que seja detectado se ele sofre de meningite causada por complicações da dengue. O processo de investigação está sendo feita pela instituição em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de São Paulo com o intuito de confirmar se o menino foi acometido por uma meningite viral.

Os pais pediram sigilo sobre o estado de saúde da criança e, por isso, a casa de saúde não está divulgando boletins, mas, de acordo com a Vigilância Sanitária de João Pessoa, o paciente está bem.

O órgão pessoense aguarda resultados de exames feitos pela Vigilância Epidemiológica da Capital paulista, com a finalidade de detectar qual vírus teria acometido a criança. De acordo com Júlia Vaz, diretora de Vigilância à Saúde em João Pessoa, os testes que descartaram meningite causada por dengue tiveram que ser refeitos em São Paulo.

Isto porque aqui na Paraíba o exame foi aplicado com o intuito de detectar a doença nos primeiros dias dos sintomas, mas, segundo Júlia, o vírus pode ter se desenvolvido e, agora sim, ser localizado pelos pesquisadores.

Os primeiros exames descartaram infecção pela bactéria meningococo, causador de um tipo de meningite mais grave, que requere medidas de saúde pública para evitar contágio.

Segundo a Vigilância Sanitária, o garoto mais velho, que havia sido internado no Hospital da Unimed, em João Pessoa, já recebeu alta e viajou para São Paulo, onde acompanha com a família a recuperação do irmãos mais novo.