icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Igreja celebra neste domingo missa de bênçãos aos animais

No Dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais, pessoenses lotam os pátios das igrejas do santo para abençoar e demonstrar amor pelos bichos de estimação.

Publicado em 04/10/2015 às 7:00

Palito é daqueles cachorros que não param. Brinca, deita, rola. Há seis anos deixa a casa de Afonso Figueiredo e Maria Elisa mais alegre. Neste domingo (4), Palito tem um compromisso especial – e diferente: vai para a missa de bênçãos aos animais, na Igreja de São Francisco de Assis, no bairro do Jardim Veneza, na zona oeste de João Pessoa. A missa acontece em homenagem a São Francisco de Assis, um dos santos mais reverenciados pelo católicos e padroeiro dos animais.

O convite para a bênção na comunidade surgiu há quatro anos, logo que o padre Pedro Targino assumiu a paróquia. Ao decidir incluir esse momento nas celebrações, o religioso ajudou a fortalecer os laços entre os homens e os animais. “É um instante de louvor, de agradecimento, e de abençoar gatos, cachorros e demais bichinhos de estimação dos fiéis”, declarou. A bênção acontece pela manhã, no pátio da Igreja São Francisco de Assis. Hoje é o dia em homenagem ao santo, segundo as tradições católicas.

Para o casal Afonso e Maria Elisa, levar o cão Palito para receber a bênção é um compromisso que eles têm como cristãos, católicos e amigos do animal. “Deus é o criador de tudo, inclusive dos animais. Ele os criou para fazer companhia ao homem, então o nosso papel é cuidar bem deles e aproveitar momentos como esse”, relatou Afonso.

Palito, um cãozinho forte, embora franzino, já apresentou problemas de saúde, o que muito preocupou seus donos. O cachorro, vira-lata, chegou à casa da família por acaso, de uma forma meio curiosa, mas que Afonso prefere não contar detalhes. O que se sabe é que hoje, o animal é tido como um integrante da família e conquista todos que se aproximam dele. “A bênção que ele vai receber é para que tenha saúde e muitos anos de vida. Palito não é só um cão, é um companheiro de toda hora”, disse Elisa, emocionada.

A devoção ao santo protetor dos animais
O dia hoje é especial também para o aposentado Hermes Bezerra. Mais especial ainda para Juba, um cãozinho, da raça poodle, de 2 anos. Juba também receberá a bênção dos animais, na celebração que acontece na Igreja São Francisco de Assis, em Mangabeira, na zona sul de João Pessoa. Foi uma semana de ansiedade para Bezerra, que participará do momento pela primeira vez. Seguidor da ordem franciscana, ele se empolgou ao ouvir o padre anunciar a missa de bênção aos animais.

“Estou feliz em participar desse momento e levar Juba para ser abençoado”, revelou. Por ser protetor dos animais, São Francisco de Assis aparece sempre nas imagens rodeado por animais, revelando, inclusive, a intimidade dele com pássaros, gatos, cachorros, dentre outros.

É pela devoção a São Francisco de Assis que a professora Telma Azevedo levou, nos anos anteriores, o cão Bob, da raça rotweiller, para receber a bênção. “Ele estava doentinho, cansado demais. Quando fiquei sabendo da bênção, não pensei duas vezes e o levei. Depois disso, ele morreu, mas eu estava tranquila”, declarou.

Para Telma, foi o padroeiro dos animais que intercedeu pelo fim do sofrimento de Bob. Este ano, embora tenha dois cães em casa, Marley e Hérculos, da raça pitbull, a professora achou mais sensato não levá-los, por questões de segurança.

São Francisco: padroeiro dos animais e santo dos pobres
Na Igreja São Francisco de Assis, em Mangabeira, a bênção virá, coincidentemente, pelas mãos de outro Francisco de Assis, o padre, que chegou à paróquia há três anos e decidiu implantar o que já acontece em outras igrejas do país. Vale destacar, inclusive, que em igrejas de São Paulo e do Rio de Janeiro, a missa em homenagem a São Francisco de Assis com a bênção dos animais é tradição entre os cristãos. As igrejas ficam lotadas.

Segundo o pároco, em João Pessoa, há sempre uma grande mobilização nas semanas que antecedem a tal missa. Nos anos anteriores, o pátio da Igreja de Mangabeira ficou pequeno para a quantidade de animais – pelo menos 150. Tanto que para hoje eles decidiram ampliar o espaço e fazer alas para garantir a segurança dos animais. Os mais dóceis e frágeis, como gatos e pássaros, ficam de um lado; os cães de outro. Em João Pessoa, neste domingo, a missa acontece nas igrejas do Jardim Veneza, Mangabeira e Jardim São Paulo, segundo a Arquidiocese da Paraíba.

A tradição católica conta que São Francisco de Assis nasceu na Itália, em berço de ouro, mas abdicou da riqueza para seguir uma caminhada simples, junto aos pobres. É admirado entre os religiosos pelo seu voto de pobreza e humildade, assim como a bondade que tinha para com o próximo e com os animais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp