Inscrições para primeiro emprego estão abertas no IEL

Podem participar jovens de 14 até 22 anos de idade incompletos. Veja como se inscrever

O Instituto Euvaldo Lodi IEL-PB, integrante do Sistema Fiep, está com inscrições abertas para o cadastramento de jovens de 14 até 22 anos incompletos, que estejam cursando o ensino fundamental e médio ou que tenham concluído o ensino médio. Com o cadastro, o candidato poderá ser encaminhado para seleção no RH das indústrias conveniadas e sendo selecionado estará apto a participar do curso de auxiliar de escritório ministrado pelo IEL no Centro de João Pessoa e ter o registro na CTPS para a prática da função na empresa contratante.

O aprendiz do curso de Auxiliar de Escritório/Administrativo executará serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística e poderá atuar como auxiliar de compras, atendente judiciário, de cartório, estatística, seguros, de importação e exportação e agente de microcrédito, dentre outras, capacitado pelo conteúdo programático de aprendizagem com duração de 24 meses e carga horária de 22 horas semanais, sendo 16 horas para desenvolvimento de atividades práticas na empresa nos 04 dias da semana e 06 horas no IEL, no período manhã e tarde,  para desenvolvimento de atividades teóricas.

Segundo o superintendente do IEL PB Derlópidas Neves “a educação profissional do Programa Jovem Aprendiz tem base na Lei da Aprendizagem e o objetivo de capacitar tecnicamente os jovens para o mercado de trabalho, através de parceria com indústrias e empresas dos diversos portes e setores da economia da Paraíba e o incentivo a educação continuada e elevação da escolaridade", destaca Derlópidas.

As empresas participam através da adesão ao programa Jovem Aprendiz do IEL e promovem benefícios para os candidatos que tem a chance do primeiro emprego com qualificação e direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, enquanto recebem redução nos encargos de 8% para 2% na alíquota de contribuição do FGTS para a contratação dos aprendizes.

Além do curso de auxiliar de escritório estão disponíveis os cursos de recepcionista e operador de caixa. O cadastramento no programa Jovem Aprendiz deve ser feito no site.