icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Inscritos no Enem começam a receber os cartões amanhã

Cartão de confirmação da inscrição, começará a ser entregue pelos Correios para os 141.519 alunos da Paraíba, que se submeterão ao exame.

Publicado em 09/10/2012 às 6:00


A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no início do próximo mês, mas, a partir de amanhã, os 141.519 alunos da Paraíba já começarão a receber o cartão de confirmação da inscrição, que serão distribuídos pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) até o final deste mês, segundo a assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ainda de acordo com o Inep, alguns locais para esclarecimento de dúvidas dos candidatos sobre local de prova e cartão de confirmação serão disponibilizados através do endereço eletrônico a partir de hoje.

Com a aproximação das provas, os estudantes intensificam o ritmo de preparação em busca de bons resultados, a exemplo de Drielly Dias, 17 anos, que pretende cursar Engenharia Química na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ou Engenharia de Petróleo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Eu venho me preparando para o Enem desde o primeiro ano do ensino médio, mas agora na reta final tenho me concentrado ainda mais nos estudos, principalmente nas leituras”, afirmou.

Já a aluna da mesma idade e série Nathália Késsia deseja cursar Direito na UFPB e também tem focado suas atividades diárias em preparação do Enem. “Além dos conteúdos previstos, é preciso intensificar as leituras, pois quem não tem o hábito de ler se cansa durante a prova e muitas vezes não consegue terminá-la, pois as questões são muito extensas. Então, é preciso ter ritmo para aguentar as quatro horas de prova”, opinou.

Ambas estudam o ensino médio pela manhã e à tarde fazem cursinho pré-vestibular na mesma instituição de ensino, para garantir um melhor resultado nas provas do Enem, e afirmam ter abandonado as redes sociais nesse período, mas não dispensam as novas tecnologias. “Estamos desligadas das redes sociais para não perder o foco, mas utilizamos algumas ferramentas, como o YouTube para baixar vídeos de aulas. Além disso, também usamos o tablet para fazer pesquisas”, comentaram.

As estudantes afirmaram que apesar da ansiedade e da contagem regressiva para a prova, estão tranquilas e confiantes no resultado, tendo em vista a dedicação aos estudos, especialmente desde o início deste ano.

Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Cursinho Pré-vestibular, em João Pessoa, Rita de Cássia Cardoso, as aulas foram programadas desde o início do ano com foco no Enem. “Lembramos aos alunos que o PS (Processo Seletivo) está com os dias contados, considerando a força que o Enem vem ganhando, por isso estimulamos os estudos de acordo com a dinâmica proposta pelo exame”, afirmou.

Rita de Cássia disse que este ano o colégio inovou ao implementar aulões e oficinas de redação, que acontecem aos sábados na instituição. “Além de reforçar os assuntos, passamos bizuradas importantes para nossos alunos, objetivando que eles alcancem os melhores resultados”, pontuou, acrescentando que na próxima sexta-feira, apesar do feriado, haverá aula, tendo em vista a importância de rever todo o conteúdo programado pelo Enem, sem perder o ritmo dos estudos.

A coordenadora ressaltou que as provas do Enem possuem particularidades que divergem das provas do PS, por exemplo, que exigem mais atenção e leitura dos alunos. “O Enem é multidisciplinar, em um único enunciado ele envolve diversas disciplinas. O ideal é incentivar o hábito de leitura dos alunos desde a alfabetização para que quando forem prestar o exame não sintam tanta dificuldade. Assim, a leitura e a interpretação do candidato já estarão bem trabalhadas”, destacou.

Ela ainda ressaltou que aqueles que se dedicam aos estudos com determinação e afinco, dificilmente não atingem seus objetivos, pois com a prática de exercícios e da leitura é possível alcançar a classificação no Enem, e disse que uma boa dica é se basear em exercícios e provas das edições passadas do exame.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp