Jovem Trabalhador: estágio pode ser porta de entrada para o mercado

Especialistas acreditam que estagiar pode consolidar uma carreira.

Jovem Trabalhador: estágio pode ser porta de entrada para o mercadoNesta segunda-feira (24) é comemorado o Dia do Jovem Trabalhador. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa foi a parcela da população mais afetada pela crise, que representa 25,6% dos desempregados do país. Diante de uma menor oferta de números de vagas e, consequentemente, aumento da concorrência, o estágio surge como a melhor alternativa para os jovens ingressarem no mercado de trabalho.

Para a estudante de Design Giovana Simões, 22, a primeira oportunidade surgiu em 2015 ao ser aprovada no processo de seleção de estagiários do Grupo Vila, empresa com atuação em três Estados no Nordeste, e hoje ela atua no departamento de marketing da empresa. “O estágio me deu a chance de ver como funciona a profissão que escolhi na prática, no dia a dia da empresa. O contato com profissionais da área ampliou meus conhecimentos e me lapidou como profissional”, analisa Giovana.

Segundo Thiago Emmanuel, coaching e professor de Direito da Faculdade DeVry João Pessoa, terminar um curso sem experiência profissional pode fechar portas no mercado de trabalho. “Além disso, percebemos que existe uma tendência nas empresas de promover os estagiários ao invés de contratar alguém de fora”, explica.

A consolidação da carreira exige paciência e planejamento. “O ideal é que este jovem profissional tenha em mente onde deseja chegar. A partir daí, ele deve identificar quais os passos para chegar até lá. É importante buscar oportunidades de estágio, trainee e também estar atendo as especializações que serão necessárias no futuro”, finaliza Thiago.