Lady será transferida para Santuário de Elefantes no Mato Grosso

Definição é que o animal seja encaminhado para o local em 45 dias.

Lady será transferida para Santuário de Elefantes no Mato Grosso
Audiência na Justiça Federal, nesta quarta (30), definiu o destino da elefanta Lady. Foto: Diogo Almeida/TV Cabo Branco

Uma nova audiência realizada na Justiça Federal, em João Pessoa, determinou que o destino da elefanta Lady será ir para o Santuário de Elefantes do Brasil, uma ONG internacional que fica no Mato Grosso. A transferência deve acontecer em um prazo de 45 dias e o próprio Santuário deve se responsabilizar pelo transporte e as despesas decorrentes dele.

O animal vive desde 2013 no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, depois de ter sido resgatada de um circo. Entidades de proteção animal, no entanto, moveram uma ação por considerar que animal estaria sofrendo maus-tratos no local.

O advogado do Santuário de Elefantes, Rafael Bontempi, disse que o prazo de 45 dias será necessário não apenas para organizar a transferência do animal, que ocorrerá via terrestre, como também para arrecadar mais fundos para cobrir os custos da viagem, que será pago pela ONG.

Francisco Garcia, da ONG salve Plantas e Animais, comemorou a decisão. “Nós ficamos muitos felizes porque libertar do confinamento e conseguir levá-la para um santuário, onde estará livre na natureza é algo inusitado e traz dignidade para o resto de sua existência”, pontuou.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto, afirmou que a prefeitura entende que este será o melhor local. “Esperamos que Lady vá para um local em que ela tenha melhor qualidade de vida, apesar de que o Parque sempre ofertou a ela bons tratos e uma excelente tratativa. O Santuário pediu esse prazo de 45 dias para realizar este expediente, a gente não se opôs, nos colocamos à disposição e agora vamos aguardar os acontecimentos”, comentou.

Problemas de saúde

Segundo uma perícia solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), Lady vem sofrendo de problemas de saúde na Bica e não tem tido o tratamento adequado. A prefeitura de João Pessoa nega que isso ocorra. A situação de Lady acabou se tornando um grande imbróglio entre poderes, entidades e prefeituras.

Na última audiência sobre o caso, realizado no dia 18 de outubro, as partes envolvidas já haviam feito um pré-acordo sobre a possibilidade de transferência. Todos concordaram em fazer uma avaliação técnica do Santuário para comprovar as condições da ONG para receber a elefanta.

Lady será transferida para Santuário de Elefantes no Mato GrossoVisita ao Santuário

Técnicos da prefeitura estiveram na sede do Santuário de Elefantes na semana passada. “Nunca poderia enviar um animal para um local sem analisar o novo local antes, mas acredito que ela estará num local ideal, sobretudo que permitirá o convívio social com outros animais da sua espécia”, destacou o diretor da Bica, Jair Azevêdo.

Na primeira audiência, o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto, já dava a transferência como certa. “Lady [na Bica] se encontra sozinha, solitária, não se conjectura em hipótese alguma a possibilidade de maus tratos, mas é necessário que a prefeitura e os órgãos pensem no melhor para a qualidade de vida da elefanta. Se é o santuário, que seja para lá”, completou o secretário.

Laudo do MPF

Segundo perícia solicitada pelo MPF, a elefanta Lady está sofrendo do mesmo mal que muitos elefantes cativos no Brasil e no mundo. Sua vida em cativeiro e a falta de atendimento altamente especializado lhe causaram infecções crônicas nas patas e há indicações de osteoartrite, conforme o documento.

De acordo com os especialistas, a elefanta sofre há pelos menos três anos com pododermatite, doença que atinge as patas, associada a outros problemas, como abscessos e laminite, processos dolorosos, e que podem culminar para infecção generalizada e morte.

“A patologia que mais mata elefantes em cativeiro em todo o mundo é a infecção generalizada consequente à osteite séptica devido à pododermatite avançada”, ressalta o laudo. Os veterinários destacam que o tratamento deve ser diário e contínuo, necessitando de equipe capacitada e experiente, inclusive para diminuir o estresse do animal. “O Zoológico [a Bica] não possui condições necessárias para os cuidados devidos e diminuição do sofrimento de Lady”, pontua o laudo. A prefeitura de João Pessoa nega que a elefanta sofra maus tratos.