Lucena é a cidade que mais cresce na Paraíba, diz Ideme

Lucena comemora 55 anos de emancipação política, nesta quinta (22).

O minicípio de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, comemora nesta quinta-feira (22) 55 anos de emanicipação política. Até 22 de dezembro de 1961, o município era um distrito pertencente ao município de Santa Rita. Nos últimos anos a cidade é a que mais cresce na Paraíba.

De acordo com o Insituto de Desenvolvimneto Municipal e Estadual (Ideme) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística (IBGE), em nota técnica sobre o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios da Paraíba, divulgada em dezembro deste ano, o município de Lucena foi a que teve o maior variação nominal do PIB no ano de 2014 em relação ao ano de 2013. O PIB do município cresceu 42,8% em 2014. O crescimento é devido aos investimentos recebidos de diversas empresas que buscam expandir seus negócios.
 
O grande potencial do Litoral Norte tem atraído muitos investidores, como um grupo norte americano, que vai iniciar a construção de um porto de reparos em Lucena em junho de 2017 e deve começar a operar em 2019. A obra representa um investimento de R$ 2 bilhões e a geração de 6 mil vagas de emprego diretos e indiretos.
 
Entre os investimentos públicos, há o projeto da ponte entre Cabedelo e Lucena, que vai facilitar o acesso entre as cidades, fortalecer o mercado imobiliário e o turismo na região. Consequentemente, a obra vai proporcionar o crescimento da economia local e gerar novos postos de trabalho.
 
No ramo imobiliário, algumas incorporadoras estão investindo em condomínios fechados, um deles localizado na Praia do Holandês, em Lucena, conta com mais 750 lotes e 40 itens de lazer na área comum. Com isso, novos moradores serão atraídos para o Litoral Norte, proporcionando maior desenvolvimento do comércio, da infraestrutura e do turismo dessas cidades.
 
De acordo com o presidente da Associação Amigos do Litoral Norte, Selmo Lima, a procura pelos imóveis e investimentos nos municípios do Litoral Norte será ainda maior quando o projeto de interligação da região com o restante do litoral paraibano estiver em andamento. "As cidades do Litoral Norte do estado são atrativas para compradores e investidores pelo valor dos terrenos e casas, além do contato direto com as belezas naturais. A expectativa é que o mercado imobiliário na região cresça ainda mais nos próximos anos, devido à instalação do estaleiro de reparos de navios em Lucena e a construção da ponte que ligará o município à cidade de Cabedelo", afirmou.