icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais de 118 mil pessoas atendidas nas Casas da Cidadania da capital

Serviços oferecidos pelos postos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lideram o ranking de atendimentos na capital.

Publicado em 11/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:15


Mais de 118 mil pessoas foram atendidas nas quatro unidades da Casa da Cidadania de João Pessoa somente no mês passado. Os serviços oferecidos pelos postos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lideram o ranking de atendimentos na capital, com 21.127 usuários beneficiados durante esse mesmo período. No entanto, o déficit de funcionários ainda prejudica os usuários com a demora durante a espera pelo atendimento.

Somente na Casa da Cidadania instalada em um shopping no Centro da capital, unidade que oferece a maior parte dos serviços, 7.979 pessoas foram até o local em busca de atendimento no posto do Detran. De acordo com o gerente da unidade, Givanildo Melo, a Casa registra, em média, um total de três mil atendimentos por dia, e deste número, 200 correspondem à procura pelos serviços do Detran.

“Do ano passado até o início deste ano, nós atendíamos mais de 400 usuários somente no Detran. Mas, pelo número reduzido de funcionários, baixamos pela metade, mesmo com a demanda crescente de pessoas”, completa. O gerente responsável pela Casa informou que já solicitou ao Detran mais funcionários para a unidade e está aguardando a contratação dos servidores aprovados no último concurso público para o órgão.

A emissão da cédula de identidade é o segundo mais procurado na lista dos serviços prestados por empresas públicas oferecidos nas Casas da Cidadania. A dona de casa Marta Santos teve o documento danificado e procurou a unidade do Centro para solicitar a segunda via da identidade. Na capital, foram expedidos 4.088 novos documentos durante o mês de maio. Segundo informações da gerência regional responsável pelas Casas, desde que o serviço começou a ser oferecido gratuitamente para a população, a procura aumentou.

No caso da unidade localizada no Centro de João Pessoa, cerca de 45 pessoas procuram o Instituto de Polícia Científica (IPC) todos os dias para solicitar a identidade. No mês passado, segundo dados da gerência executiva das Casas, esta unidade registrou 1.578 atendimentos para emissão de identidade. Mas, o atendimento para esse tipo de serviço pode ficar comprometido, segundo a gerência da Casa.

De acordo com Givanildo Melo, por conta da constante procura pela emissão da carteira de identidade, a quantidade de material adequado para a confecção do documento está reduzida. “O IPC nos informou que foi solicitado à Casa da Moeda mais de 500 mil cédulas. Mas, o material ainda não chegou e por isso reduzimos o número de atendimentos”, disse.

Os interessados em procurar as Casas da Cidadania para solicitar a carteira de identidade devem agendar o atendimento por meio de telefone. O período de espera para o atendimento presencial nas unidades do IPC é de aproximadamente dez dias.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp