icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais de 72 mil meninos devem ser vacinados contra HPV na PB

Além disso, 730 paraibanos com HIV/Aids também devem receber a vacina.

Publicado em 13/10/2016 às 16:41

Mais de 72 mil meninos devem receber a vacina contra o HPV a partir do próximo ano, de acordo com o Ministério da Saúde. A vacina, que já vinha sendo aplicada em meninas, começará a ser disponibilizada para a população masculina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2016. No Estado, serão 72.637 mil meninos beneficiados de 12 e 13 anos, além de 730 jovens entre 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids.

A faixa-etária do público-alvo será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos. A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em todo o Brasil em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também passarão a receber as doses. Para isso, o Ministério da Saúde está adquirindo seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões.

O esquema vacinal para os meninos contra HPV será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). Com a medida, o Brasil passa a ser o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos.

Segundo o ministério, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. A vacina disponibilizada para os meninos será a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

Também a partir de 2017, serão incluídas na vacinação do HPV as meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses. A estimativa é que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Atualmente, a faixa etária para o público feminino é de 9 a 13 anos. Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional de Vacinação, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose.

Meningite C

Além da vacina contra o HPV, será ampliada a vacinação da meningocócica C para adolescentes (sexo feminino e masculino) de 9 a 13 anos, gradativamente, entre 2017 e 2020. No próximo ano, serão incluídos adolescentes de 12 a 13 anos e, a cada ano, será acrescida nova faixa etária em ordem decrescente. A meta é vacinar 80% do público-alvo, formado por 7,2 milhões de adolescentes. Na Paraíba, o público-alvo será de 142.979 mil meninos e meninas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp