icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Meningite mata jovem em CG

Adoloescente morreu no Hospital Antônio Targino, depois de passar seis dias se queixando de fortes dores de cabeça.

Publicado em 26/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:36

A meningite bacteriana provocou a morte de um adolescente de 16 anos, na última quarta-feira, em Campina Grande. Gilberto Pereira Praxedes, natural do município de Conceição, no Sertão do Estado, faleceu no Hospital Antônio Targino, depois de passar seis dias se queixando de fortes dores de cabeça e apresentando quadro febril. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde este foi o primeiro óbito registrado na cidade provocado pela doença, mas ele não residia em Campina e veio ao município apenas para se tratar, uma vez que onde ele morava não havia tratamento adequado para o problema. A Secretaria de Saúde investiga três casos suspeitos meningite em Campina, mas vítimas não chegaram a óbito.

Gilberto Pereira deu entrada no Antônio Targino no último dia 19 de julho. Desde o dia anterior ele se queixava de incômodos e procurou atendimento no Hospital de Conceição. Chegou a ser medicado e foi liberado em seguida. Como os sintomas persistiram, ele retornou à unidade hospitalar. Diante da permanência dos sintomas, a equipe médica que o atendeu suspeitou que o adolescente apresentava sinais da meningite e fez sua transferência para Campina Grande.

Na Hospital Antônio Targino, Gilberto chegou apresentando quadro infeccioso em um dos dentes e crise de sinusite. Com o agravamento do seu estado de saúde, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas cinco dias após dar entrada no hospital campinense, ele não resistiu à doença e faleceu. Conforme consta no relatório de atendimento do paciente, encaminhado pelo hospital para a Secretaria Municipal de Saúde, no atestado de óbito da vítima consta como causa da morte meningite bacteriana, empiema cerebral (pus na cabeça), sinusinopatia e septicemia.

De acordo com dados do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da Secretaria Estadual de Saúde, em 2011 foram registrados 133 casos de meningite na Paraíba. Em 2012 foram 105 casos. Já os casos deste ano ainda estão sendo contabilizados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp