Menos exames em JP

Desde 2014, o SUS só libera o procedimento para usuárias com cartão e que moram na capital.
 

Com capacidade para realizar até 5.500 mamografias por mês, a coordenação técnica da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa aponta que a média desses exames realizados no ano passado não passou de 1.400. A baixa abrangência no serviço refletiu até na redução do número de mamografias realizadas em 2014, quando comparados com 2013. No ano passado foram feitos 16.272 exames, enquanto que há dois anos a Secretaria ofereceu 19.700.

De acordo com Tânia Lucena, coordenadora da Saúde da Mulher, a redução nesse número de mamografias explica-se pela mudança no sistema de atendimento do Ministério da Saúde. Segundo ela, como os atendimentos desde o ano passado passaram a ser liberados apenas para os usuários que possuem o cartão SUS e residem em João Pessoa, essa redução foi inevitável.

“O próprio sistema filtrou essas informações, e não libera mais para que esses atendimentos sejam realizados. Por isso essas mamografias são só de usuárias que moram em João Pessoa. Temos dez mamógrafos disponíveis no nosso serviço. Como outros dois aparelhos estão em manutenção no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, quando eles forem liberados em breve, essa demanda poderá aumentar”, disse.

A coordenadora da Saúde da Mulher ainda acrescentou que o município chegou a atender em anos anteriores mais de 500 mil pessoas que tinham o cartão do SUS, mas que não residiam no município. Já acerca do registro de óbitos na cidade, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2014 foram confirmadas 65 mortes provocadas pela ação do câncer de mama na capital do Estado, sendo 64 deles em mulher e um em homem.