icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ministro do Turismo participa de mobilização em JP contra Aedes aegypti

No 'Dia D' estão sendo mobilizadas mais de 2.000 pessoas, entre soldados do Exército, Polícia Militar e Infraero e servidores da saúde

Publicado em 13/02/2016 às 12:35

Na Paraíba, o Dia D de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti foi marcado pela participação do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, nas atividades realizadas na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, na manhã deste sábado (13). O ministro foi enfático ao dizer que a única alternativa para a 'guerra' contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus é “vencer ou vencer”. Autoridades estaduais e municipais também participaram da ação.

Henrique Eduardo Alves disse que já foram percorridas mais de 7 milhões de residências no país e que o objetivo é ultrapassar os 60 milhões. Para as ações de combate ao mosquito na Paraíba, ele assegurou que não faltará apoio do governo federal. “Por parte do governo federal não faltarão recursos humanos, nem financeiros (sem contingenciamento) para os governos estadual e municipais, porque temos que vencer essa guerra de qualquer maneira e essa é a disposição de todos nós”, garantiu.

Na Paraíba, no 'Dia D' estão sendo mobilizadas mais de 2.000 pessoas, entre soldados do Exército, Bombeiros, Escoteiros, Polícia Militar (PM) e Infraero e pessoal de saúde. O Governo da Paraíba vai disponibilizar aos municípios a logística de material educativo, além de 2.125 kits para os Agentes de Combate a Endemias, enquanto na capital uma equipe de 80 pessoas da Secretaria de Saúde do Município também participou da campanha. Na Paraíba, 1,5 mil homens do exército estão distribuídos em 9 cidades no combate ao mosquito. O Estado possui 54 municípios em situação de risco para surto de dengue, chikungunya e zika virus.

De acordo com o ministro, a infestação do Aedes aegypti e das doenças por ele transmitidas, em todo país, ainda não impactou o turismo brasileiro, principalmente por conta do Carnaval, que gerou um equilíbrio para o que se previa no setor. “A partir de agora, faremos pesquisas semanalmente, acompanhando aquilo que possa acontecer de prejuízos e para vencer a guerra contra o mosquito antes das olimpíadas para o país poder mostrar toda sua qualidade”, disse.

Ainda conforme o Henrique Eduardo, o foco do Aedes é, sobretudo, em casa e no trabalho. “Temos informações de que 82% é de abastecimento de água, no suprimento da água, 15% é no domicílio e 2% na área do lixo. Então, sabendo desses dados, temos como cuidar objetivamente daquilo que nem sabemos ainda como enfrentar com a absoluta certeza do resultado, mas esse começo está sendo promissor pelo engajamento de todas as autoridades desse país”, avaliou.

Já o governador Ricardo Coutinho, que também esteve presente na ação, ressaltou que além do governo federal, o combate ao Aedes aegypti é de responsabilidade comum dos governos estadual, municipais e, essencialmente, de toda sociedade. “Por mais agentes públicos, policiais e militares venham para as ruas, se a população não compreender que cabe a ela, no mínimo, tomar conta de sua casa, será praticamente impossível erradicar um mosquito que está no Brasil há 31 anos. Então, é preciso ter o controle de sua própria casa. Isso não é difícil, mas requer uma educação constante de todos nós”, destacou.

“É preciso olhar para dentro de casa, pois nas ruas os governos dão conta. O Brasil está indo em busca de vacina, a Paraíba está fazendo pesquisas com recursos próprios, ou seja, estamos nos movimentando, mas o país é de todos nós. Só se acaba com Dengue, Chikungunya e Zica Vírus se a gente não deixar o mosquito nascer, não há outra forma. E para isso, da nossa parte, é preciso educação e disciplina”, finalizou.

Além do ministro do Turismo e do governador Ricardo Coutinho, compareceram na ação na Praça do Coqueiral o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, a titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Roberta Abah, e o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Dia D contra o mosquito
Desde às 7h da manhã deste sábado (13), Dia D de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, as equipes do Exército Brasileiro estão em campo em todo o Estado. Em João Pessoa, a ação acontece em 15 pontos de referência, a exemplo do bairro da Torre. Na Paraíba, a ação está sendo realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, Gerências Regionais de Saúde, Bombeiros, Exército, Escoteiros e Infraero. Representantes da SES estão em 12 municípios prioritários.

Na capital, há equipes mobilizadas na Praça da Independência, no Centro, Praça do Coqueiral, em Mangabeira, Praça da Paz, no bairro do Bancários, Praça da Juventude, no Bairro das Indústrias e na Praça do Caju, no Bessa. O Busto de Tamandaré, entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, Ponto Cem Réis, no Centro, também contam com os grupos de combate. Além desses locais, os mercados Central, da Torre, do Oitizeiro, de Mangabeira, do Bairro dos Estados, do Valentina Figueiredo, do Geisel e do Rangel, também fazem parte dos pontos de mobilização.

Paraíba lidera imóveis vistoriados
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Paraíba é o estado brasileiro com o maior percentual de imóveis que já receberam a vistoria de combate ao Aedes aegypti. Do total de 931 mil imóveis, foram visitados pelos agentes de combate em 220 dos 223 municípios paraibanos. O número corresponde a 79,11% dos imóveis do Estado, ficando bem acima da média nacional, que é em torno dos 35% de casas visitadas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp