Missa de Cinzas: Dom Aldo alerta para os cuidados com o meio ambiente

Ao falar do sentido religioso do período quaresmal, dom Aldo Pagotto que os católicos devem refletir sobre as ‘cruzes’ e defeitos de cada um.

O cuidado com o meio ambiente, em especial com os recursos hídricos, foi o principal tema do discurso proferido na noite de ontem pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, durante a ‘Missa de Cinzas’. Com participação de dezenas de fieis, a celebração aconteceu na catedral de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, e marcou o início da Quaresma, os quarenta dias que antecedem a Páscoa dos cristãos.

Ao falar do sentido religioso do período quaresmal, dom Aldo Pagotto que os católicos devem refletir sobre as ‘cruzes’ e defeitos de cada um. Contudo, ele também lembrou que esse cuidado com a vida espiritual também deve estar associado ao cotidiano dos fies na maneira de agir e respeito ao próximo.

“A Quaresma tem o sentido próprio de dupla dimensão: a purificação de nossos egoísmos e vaidades e a iluminação da presença de Deus na nossa vida. E nesse cuidado nós devemos lembrar da nossa casa, que é o nosso planeta. Nos purificar dos males é também nos educarmos para o bem social e podermos colaborar com o projeto concreto de qualificação da vida”, disse o religioso.

A vendedora Patrícia Gonçalves acompanhava atenta as palavras e recomendações do arcebispo. Para ela, que participa das missas todos os domingos e está sempre presente nas celebrações solenes, a Quaresma será um tempo para repensar as atitudes, inclusive o trato com a natureza. “Se a gente que é dona de casa gosta de ver nossa casa limpa, a gente deve pensar o mesmo da natureza.  Como ele (dom Aldo) falou, é a nossa casa”, reforçou.

Fiéis lotam igreja em CG
Em Campina Grande, centenas de fiéis lotaram a Catedral de Nossa Senhora da Conceição para a celebração da Missa de Cinzas, que foi realizada na tarde de ontem. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, dom Manoel Delson, que chamou a atenção dos fieis para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

“A Quaresma é esse tempo que nós queremos nos converter ao Senhor, abrir o nosso coração para a palavra de Deus e fazer esse caminho com Jesus Cristo, até o desfecho com sua paixão, morte e ressurreição. Para isso nos preparamos com mais oração, caridade, generosidade, jejum e penitências. Indico que todos tenhamos uma atenção muito especial ao combate do aedes aegypti”, pontuou o bispo.

Para Marta Oliveira, 25 anos, que há 10 anos participa assiduamente dessa celebração, a Missa de Cinzas representa um momento de preparação espiritual e reflexão profunda, que a leva a repensar no seu papel como cristã. “Desde o Carnaval que eu já comecei a me preparar para esse período, participando do encontro católico aqui em Campina. Agora é chegada a hora de intensificar essa preparação, reavaliando minha condição de filha de Deus e colocando em prática os ensinamentos da Igreja para uma conversão verdadeira”, destacou.