Mobilização reúne atividades de arte e votação no Plebiscito

Durante a tarde, a partir das 14h, será realizada uma Oficina de Pintura, com o artista plástico Gonçalo Borges.

A Associação de Defientes Físicos (Asdef) realiza, nesta quinta-feira (4), o Plebiscito com Arte, uma atividade de mobilização que une oficina de pintura e votação por uma Assembleia Constituinte popular, ação que vem acontecendo em todo o País. Na Paraíba, a meta é recolher 600 mil votos e a Asdef tem atuado como Comitê Popular, responsável por recolher votos nas entidades da pessoa com deficiência.

Durante a tarde, a partir das 14h, será realizada uma Oficina de Pintura, com o artista plástico Gonçalo Borges. Carioca, o artista também é empresário e professor, produzindo sua arte pintando com os pés e a boca. Os trabalhos produzidos nesta e em outras oficinas de arte da Asdef estarão expostos a partir das 16h30.

Ao mesmo tempo, acontece a reunião do Fórum Paraibano de Luta da Pessoa com Deficiência, com entidades de todo o Estado, que irá tratar da organização da Jornada Inclusiva que acontece no dia 19, em João Pessoa.

Uma atividade massiva de votação no Plebiscito da Constituinte será realizada no final da tarde. O Plebiscito Popular tem como objetivo consultar os cidadãos para a convocação de uma Assembleia Constituinte para que discussão de alterações na Constituição Federal, conforme aconteceu em 1988 para a elaboração da atual Carta Magna brasileira.

Após as atividades de votação, uma van com pessoas com deficiência interessadas sairá da Asdef para a abertura do Seminário de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, que acontece nesta quinta e sexta-feira (4 e 5), na Estação Ciência em João Pessoa.

Para participar

Para participar da oficina de pintura com o artista carioca Gonçalo Borges, o interessado deverá se inscrever no setor de Participação Popular, pessoalmente ou por telefone, através do número 3021-5094, falar com Janiely Pontes, Milena Matias ou Douraci Vieira. Os interessados em ir para a abertura do Seminário de Empregabilidade também devem realizar a solicitação junto ao setor de Participação Popular.

A votação no Plebiscito da Constituinte é aberta ao público e acontece até o final da semana na sede da Asdef.

Seminário de Empregabilidade

O artista plástico carioca Gonçalo Borges, que ministrará a oficina de pintura na Asdef, é também empresário e professor. Ele será um dos palestrantes do Seminário de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, que acontece na quinta e sexta-feira (4 e 5), na Estação Ciência em João Pessoa, sobre o sucesso do empreendedorismo entre pessoas com deficiência e a superação de limites.

De acordo com o gerente executivo da Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), Normando Vitorino, a realização do evento contribui com a promoção do debate sobre a inclusão social. “O Seminário aproxima parceiros envolvidos no processo de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e faz um diagnóstico dos desafios que são encontrados nesse meio, tratando, inclusive, sobre a qualificação profissional", explica.

A programação inclui, entre outras atividades, cases de sucesso de empresas que cumpriram a Lei de Cotas, palestras sobre empregabilidade da pessoa com deficiência e debates. A palestra de abertura será Protagonismo econômico da pessoa com deficiência como resultado da responsabilidade do estado, empresa e sociedade ministrada por Roberto Wanderley Nogueira, juiz federal e PhD em Direito Público. Roberto Wanderley é deficiente.