icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Monitor de micro prejudica a visão

Passar mais de uma hora diante do computador pode gerar diversos problemas para a visão, afirmam especialistas.

Publicado em 11/11/2012 às 10:35

Especialistas afirmam que passar mais de uma hora em frente ao computador pode gerar diversos problemas na visão, desde ressecamento nos olhos até hiperemia ocular, desconforto que causa irritação e vermelhidão nos olhos. Para algumas pessoas, entretanto, o contato prolongado com a máquina é necessário, seja por trabalho ou estudo, fazendo surgir problemas que poderiam ser evitáveis, caso fossem tomados os devidos cuidados.

Ao sentar na frente do computador, o sistema ocular desenvolve um conjunto de atividades complexas, que, devido à sensibilidade dos olhos, são facilmente prejudicadas.

“A constante necessidade de ajustar o foco na tela destes equipamentos provoca a fadiga dos músculos oculares, que é cumulativa, causando sintomas cada vez mais intensos. Há também a redução do piscar, que resseca a superfície ocular, gerando borramento e ardência”, explicou a oftalmologista Astrid Vasconcelos.

De acordo com o National Institute of Occupational Health and Safety – NIOSH (Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional), centro de referência em pesquisas sobre saúde no ambiente de trabalho, 90% das pessoas que passam mais de três horas por dia diante da tela do computador acabam tendo algum problema de visão.

Esses problemas são mais evidentes com o passar dos anos, mas no final de um longo dia de trabalho já se pode sentir os sintomas. Cansaço na visão, dores de cabeça e no pescoço, olhos irritados, ressecados, falhas na visão e lacrimejamento, são só alguns desses desconfortos.

O designer gráfico Augusto Ygor Machado precisa do computador não apenas para trabalhar, como também para estar conectado com clientes e amigos. Por essa razão costuma passar horas em frente a máquina, o que reflete em sintomas comuns no fim do dia. “Minha vida é no computador, quase tudo gira em volta dele. A maioria dos meus trabalhos são no computador, costumo ficar em frente a ele cerca de nove horas por dia. No final do dia sinto tontura. A luz do computador frequentemente deixa meus olhos vermelhos e lacrimejando”, reportou.

A médica Astrid Vasconcelos mostrou que outras disfunções podem ser geradas pelo uso excessivo do computador. “Sensibilidade à luz, visão de cores alteradas, irritabilidade, cansaço generalizado e espasmos musculares também podem ser sentidos por essas pessoas”, contou.

Além do computador, outros componentes físicos do ambiente podem contribuir para o agravamento dos sintomas, destacou a oftalmologista.

“Nossa região nos obriga a trabalhar sempre com ar-condicionado, o que é um agravante, pois resseca mais os olhos, piorando os sintomas. Portanto devemos nos lembrar de piscar mais no computador e em alguns casos – com orientação do oftalmologista – usar colírios lubrificantes, trazendo maior conforto ocular”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp