icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Moradores comemoram chuva no Cariri e cheia do rio Taperoá

Número de municípios com chuva aumentou e desde a noite da última quarta-feira (19) choveu em pelo menos 87 municípios.

Publicado em 21/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:44

A situação crítica na região do Cariri paraibano está sendo amenizada com a chegada das chuvas deste ano. No município de Assunção, que registrou o maior índice pluviométrico entre a noite da última quarta-feira e manhã de ontem, com 127 mm, a chuva foi recebida com festa, principalmente pelos moradores da zona rural, que puderam presenciar o sangramento de muitos barreiros.

No Centro da cidade, algumas casas foram invadidas pela água, mas sem maiores prejuízos. O número de municípios com chuva aumentou e desde a noite da última quarta-feira, choveu em pelo menos 87 municípios paraibanos, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

Josinaldo Gomes, morador do município de Assunção, contou que não lembra de uma chuva tão forte na cidade. Ele informou que algumas residências foram invadidas pela água e que os moradores perderam alguns objetos, mas que apesar do susto, os prejuízos não foram maiores do que isso. “A chuva começou no final da tarde (quarta-feira) e durou cerca de duas horas.

Como ela veio com muita força entrou em algumas casas, mas graças a Deus não passou disso. Nós estamos mais animados porque a situação de seca na cidade era muito crítica”, contou.

Já no município de Taperoá, também no Cariri, os moradores comemoraram a cheia do rio que leva o mesmo nome da cidade. Lá o índice pluviométrico foi de 26,2 mm, entre a última quarta-feira e a manhã de ontem, suficiente para abastecer o manancial, que junto com o rio Paraíba deságua no açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, que abastece 19 cidades, incluindo Campina Grande.

Conforme o coordenador do Departamento de Obras contra as Secas (Dnocs), em Boqueirão, Everaldo Jacobino, o manancial estava com 32,8% "Se as chuvas continuarem nesse ritmo, certamente o açude receberá uma boa recarga nos próximos dias”, informou.

EMERGÊNCIA

Na cidade de Patos, no Sertão, os transtornos gerados pelas chuvas, especialmente a que aconteceu na noite da última terça-feira, resultou em situação de emergência nas áreas afetadas por enxurradas ou inundações bruscas, por um período de 90 dias, que poderá ser prorrogado. A situação foi publicada no Diário Oficial do Estado de ontem e acabou conquistando um recurso da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que deverá ser repassado ao município, logo o relatório que está sendo feito, chegue ao governo federal.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Patos, Sebastião dos Santos, o relatório está sendo pontuado através de um comitê, formado pelas secretarias municipais e DC, com os dados gerais da situação pós chuvas, como número de famílias retiradas de áreas de risco, que totalizaram em 140; além dos prejuízos causados pelas enxurradas.

ALERTA PARA O INTERIOR

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) emitiu ontem alerta de estado de atenção para as regiões do Sertão e Cariri/Curimataú.

De acordo com o boletim da agência, existem áreas de instabilidade associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal gerador de chuvas no Nordeste do país nesta época do ano. Com isso, existe a expectativa de ocorrências de chuvas de intensidade moderada e forte.

A previsão da Aesa é que ocorram chuvas isoladas até a próxima amanhã nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp