icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Moradores de 88 cidades devem ficar sem energia até dia 12

Rodízio faz parte de serviços de manutenção da Energisa

Publicado em 05/12/2009 às 8:34

De Rebeca Casemiro do Jornal da Paraíba

Um trabalho de manutenção que está sendo realizado pela Energisa nas redes de energia elétrica deixará, até o dia 12, moradores de 88 municípios paraibanos sem fornecimento de luz. Os consumidores do Estado têm sentido os problemas provocados pela suspensão de energia elétrica, já que, segundo dados da Aneel, a Paraíba ultrapassou a média do Nordeste e passou mais de 36 horas no escuro em 2008. As faltas de energia começaram nesta sexta-feira (4).

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a qualidade dos serviços de eletricidade piorou nos últimos tempos. Em 2008, a Paraíba passou 36,79 horas sem energia, superando a média do Nordeste que foi de 19 horas. João Pessoa bate a média nacional de 16,61 horas e, ainda, a do Nordeste. De janeiro a outubro de 2009, a capital paraibana ficou 19,27 horas sem energia. Já no ano de 2008, foram 16,79 horas no escuro. Já Campina Grande ficou abaixo da média. Na cidade faltou energia durante 13,05 horas em 2008 e por 10,48 horas até outubro de 2009.

O problema incomoda muita gente, mas segundo o diretor de Marketing da empresa, José Carlos Mascarenhas, o desligamento programado quer garantir a segurança dos funcionários e a qualidade dos serviços prestados pela companhia. Entre as maiores cidades do Estado, apenas os consumidores de Campina Grande não serão afetados com o contratempo.

José Carlos garantiu ainda que o desligamento das redes afetará apenas poucos bairros e ruas das cidades programadas e a suspensão do fornecimento de energia está sendo realizado alternadamente, apenas nos períodos da manhã e tarde. Os bairros podem passar até 4 horas por dia sem energia.

A Energisa afirmou que o aviso antecipado aos clientes é para que os usuários desliguem das tomadas seus aparelhos eletrodomésticos, evitando maiores danos. A dona de casa Maria das Neves Medeiros, que mora em Puxinanã, confessou ser um incômodo ficar sem energia, mas não reclamou do trabalho de manutenção. “A gente se acostuma e acha ruim quando falta luz, mas se é para melhorar a segurança é melhor que o trabalho seja feito”.

Os consumidores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Energisa, pelo telefone 0800-83 0196. A lista dos municípios com dias e horários programados para interrupção do fornecimento de energia está disponível no site www.paraiba.energisa.com.br.

Confira as cidades que serão afetadas:

Alagoa Grande
Alagoinha
Borborema
Cabaceiras
Cajazeiras
Conde
Esperança
Imaculada
Itapororoca
João Pessoa
Piancó
Remígio
Riacho dos Cavalos
Santa Rita
Santa Teresinha
São Bento
São José de Piranhas
Sousa
Sumé
Vieirópolis
Água Branca
Araçagi
Bayeux
Camalaú
Mãe D’Água
Natuba
Pocinhos
Puxinanã
São Dom. de Pombal
Serraria
Catingueira
Cuitegi
Monteiro
Pedro Régis
Arara
Aroeiras
Catolé do Rocha
Cuité de Mamanguape
Guarabira
Jacaraú
Logradouro
Lucena
Princesa Isabel
São José de Espinharas
Sapé
Alagoa Nova
Cruz do Espírito Santo
Juru
Nazarezinho
Patos
Pombal
Taperoá
Triunfo
Araruna
Areia
Areial
Bonito de Santa Fé
Boqueirão
Juarez Távora
Lagoa de Dentro
Olivedos
Salgado de São Félix
São Miguel de Taipu
Solânea
Soledade
Aparecida
Cabedelo
Capim
Cuité
Dona Inês
Gado Bravo
Jericó
Lagoa
Pilões
Prata
Santana dos Garrotes
Tavares
Uiraúna
Bananeiras
Barra de São Miguel
Cajazeirinhas
Caturité
Itabaiana
Montadas
Picuí
São Dom. do Cariri
São José de Princesa
Belém

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp