Moradores do Bessa reclamam de escuridão

Após remoção dos bares e barracas da orla do Bessa, o movimento de pessoas circulando diminuiu e falta iluminação.

Moradores do bairro do Bessa, em João Pessoa, reclamam que após retirada das barracas, bares e restaurantes localizados na rua Artur Monteiro de Paiva o local ficou às escuras. Devido à iluminação precária, eles evitam passear pelo calçadão no período da noite e voltam para casa quando começa a anoitecer.

Ao completar 46 dias sem estabelecimentos nas areias da praia do Bessa, o assunto ainda gera polêmica e divide a opinião da população. “A gente entende que a retirada foi para proteger o meio ambiente, mas o local ficou abandonado. À noite fica muito escuro e não tem mais pessoas passeando”, afirmou a professora Thaís Figueiredo de 22 anos.

Para a professora Idijane Aragão, a praia ficou mais bonita sem barracas, mas aumentou a insegurança. “A retirada das barracas foi a melhor coisa que poderia ser feita pelo bairro do Bessa, mas o problema agora é que o local é pouco iluminado e não é seguro. Andar por aqui à noite só se for de carro porque a pé a pessoa é assaltada”, declarou.

Já o médico Manuel Reis sugere a construção de quiosques padronizados para atender a população e o turista e promover maior circulação de pessoas na área enquanto a contadora Regilania Pereira diz que tem o cuidado de frequentar o lugar apenas durante o dia. “A noite é perigoso”, declarou Pereira.

Segundo o diretor de iluminação pública da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), José Erivalter Rodrigues, na praia do Bessa a iluminação não pode ser voltada para praia porque é área de desova de tartarugas marinhas. “A iluminação da via tem os postes voltados para a calçada e a rua. A praia não pode ter refletores porque a área é local de desova das tartarugas. O Ibama não permite a iluminação porque ela pode desorientar os filhotes que, atraídos pelas luzes, podem se afastar do mar”, afirmou o diretor.