Moradores do Geisel cobram a conclusão da USF do bairro

Unidade de Saúde do Geisel deveria ter sido entregue à população em junho de 2011, mas ainda está inacabada; obras começaram em 2010.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Geisel 4, localizado no bairro de mesmo nome, começou a ser construída em outubro de 2010, com previsão de conclusão para junho de 2011, conforme consta na placa de informações da obra, mas após um ano e sete meses a unidade ainda está inacabada. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informou que a conclusão da obra está prevista para março deste ano.

Os moradores cobram urgência na entrega do local, pois estão sendo atendidos no antigo posto, que funciona ao lado da Delegacia Civil do bairro, onde atualmente está recebendo as demandas das USFs IV e I, sem condições de infraestrutura adequada para a prestação do serviço.

A dona de casa Silvânia Limongi, que mora no Geisel há mais de 35 anos, disse que a inauguração da Unidade IV vai desafogar os atendimentos realizados nos outros postos de saúde do bairro.

“Os profissionais que nos atendem no antigo posto são bons, não temos do que reclamar, mas o local funciona com precariedade na infraestrutura, é muito apertado para a quantidade de pessoas que precisam diariamente dos serviços básicos de saúde”, declarou.

Silvânia Limongi disse, ainda, que os moradores necessitam da inauguração do novo posto de saúde, que além de melhorar os atendimentos irá inibir o acúmulo de lixo no local. “A prefeitura vem e limpa, mas os próprios moradores acabam jogando lixo por aqui, e nesse terreno ao lado o descaso é ainda maior. Até as plantas do jardim, que foi feito recentemente, já morreram por falta de água. Essa unidade deve ser entregue com urgência para atender a demanda do bairro”, observou.

Já a cabeleireira Leide Diana Elias, também mora no Geisel, mas disse que é atendida em outra unidade, situada mais próxima de casa, no entanto, concorda com a opinião de Silvânia Limongi, e ambas estão em conformidade com o posicionamento dos demais moradores.

“Mesmo eu não fazendo parte dos atendimentos do posto Geisel I e nem do IV, a inauguração do novo posto vai melhorar para os pacientes dos demais postos, que não vão precisar atender a uma demanda maior do que a prevista para cada unidade”, disse.

O investimento total para a construção da Unidade de Saúde da Família IV é na ordem de R$ 857.215,42 de recursos próprios, cujo órgão executor é a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).