Morre o Urso de Óculos do Parque Arruda Câmara, na Capital

Após meses com ferimento no pescoço, uma provável infecção o matou. Animal chegou em João Pessoa em março de 2003, vindo de um zoológico do Rio Grande do Sul.

Da Redação

Morreu na manhã desta sexta-feira (23) o Urso de Óculos do Parque Zoo Arruda Câmara (Bica). De acordo com o chefe de divisão do zoológico, Tomáz Pires, o animal tinha aproximadamente oito anos e o motivo da morte ainda é desconhecido.

Há aproximadamente quatro meses, segundo Tomáz, apareceu uma ferida na região do pescoço do animal que foi ficando cada vez maior porque o urso coçava o local. Com a abertura da ferida, instalou-se um parasita que pode ter motivado a morte do bicho.

Segundo ele, essa provável doença não é contagiosa. Neste momento está sendo feita a necrópsia do animal para saber com exatidão a causa da morte. De acordo com Tomáz, em dezembro do ano passado e março deste ano, foram realizados dois procedimentos para tentar curar a ferida e o animal vinha apresentando melhoras, porém “ele não resistiu e morreu hoje, infelizmente”, frisou.

“É complicado trazer outro urso para cá, porque nos zoos do Brasil não têm muitos animais desta espécie. A princípio não temos a intenção de trazer outro urso”, afirmou Tomáz.

O urso chegou em João Pessoa em março de 2003, vindo do Zoológico de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. O urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) era um macho com 1,80 m de altura e é comum em florestas da América do Sul.