icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MP e Secretaria de Educação traçam metas do Programa "Aula-Vaga, Nunca Mais"

Tanto para o promotor Herbert Targino quanto para o secretário Neroaldo Pontes o programa Aula-Vaga, Nunca Mais acabará de vez com as aulas-vagas.

Publicado em 16/01/2009 às 9:21

Da Ascom do Ministério Público

Dentro da perspectiva de implantação do Programa Aula-Vaga, Nunca Mais, o promotor de Justiça e curador da Infância e Juventude de Campina Grande, Herbert Targino, reuniu-se com o secretário de Educação do Estado, Neroaldo pontes, oportunidade em que definiram as principais linhas de execução deste projeto, que deverá ser posto em prática nas escolas públicas locais durante todo o ano letivo que se inicia no próximo mês.

De acordo com o representante do Ministério Público em Campina Grande, o programa tem como objetivo primordial contribuir efetivamente para a diminuição da evasão escolar que atualmente atinge índices preocupantes nos estabelecimentos públicos nas fases fundamental e média de ensino.

Tanto para o promotor Herbert Targino quanto para o secretário Neroaldo Pontes o programa Aula-Vaga, Nunca Mais acabará de vez com o que classificam de “famigeradas aulas-vagas”, fenômeno escalar observado sem muito esforço nas escolas públicas municipais e estaduais.

Contando com o respaldo pedagógico dos professores universitários Claudionor de Albuquerque Farias e Givanildo Gonçalves de Farias, esse programa objetiva, pedagogicamente falando, ocupar os espaços vazios com aulas de conteúdos específicos nas perspectivas interdisciplinares e da contextualização.

Dentro desta proposta, segundo os envolvidos nesta iniciativa, será possível, por outro lado, incluir nos currículos escolares temas locais demandados pela sociedade onde a escola está localizada. Para eles, a discussão em salas de aula certamente se efetivará em práticas na construção de sabres escolares e, ainda, favorecerá à formação de consciências críticas capazes de conquistar s cidadania de forma autônoma, conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Ao final da reunião, o promotor Herbert Targino e o secretário Neroaldo Pontes disseram que a princípio o Programa “Aula-Vaga, Nunca Mais” será implantado apenas escolas estaduais de ensino fundamental e médio existentes em Campina Grande, entretanto, a meta será expandi-lo nos demais estabelecimentos de ensino público nas demais regiões do Estado da Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp