MP recomenda que prefeitura de Santa Rita não regularize loteamentos clandestinos

Promotoria de Justiça alerta sobre invasão de área verde e de equipamentos comunitários ou espaços públicos.

MP recomenda que prefeitura de Santa Rita não regularize loteamentos clandestinosO Ministério Público da Paraíba recomendou ao prefeito de Santa Rita que se abstenha de regularizar loteamentos em desacordo com a legislação. Segundo a recomendação, existem vários procedimentos nas Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Público e Saúde de Santa Rita sobre loteamentos irregulares, clandestinos e invasão de área verde e de equipamentos comunitários ou espaços públicos.

O documento foi publicado no Diário Oficial do MP, sendo assinado pelos promotores de Justiça Anita Bethânia Rocha, Ana Maria França e Romualdo Tadeu Araújo. Foi recomendado ainda que o Município realize, no prazo de 60 dias, efetiva fiscalização de obras nos parcelamentos de solo urbano já aprovados, informando ao MPPB quanto e quais estão em fase de execução de obras.

Prazo

O Município deve ainda, no prazo de 90 dias, realizar estudo sobre todas as situações de invasão de área verde ou de equipamentos públicos. O estudo deve identificar os invasores, com a adoção das providências necessárias ao restabelecimento da área ou estudo de compensação ambiental. O relatório do estudo deve ser encaminhado ao MPPB.

Ainda no prazo de 90 dias, os prefeitura deve realizar estudo sobre os loteamentos irregulares e clandestino existentes na zona urbana de Santa Rita, adotando-se as providências legais, inclusive judiciais, para sanar as irregularidades, com envio de relatório circunstanciado ao Ministério Público.