Municípios vão receber máquinas para ajudar no combate à seca

Equipamentos adquiridos pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário custam R$ 7 milhões e serão entregues no próximo dia 29 de junho.

Para viabilizar ações emergenciais contra a seca, que vem prejudicando a agricultura paraibana, 42 municípios localizados nas regiões da Borborema, Mata Norte, Curimataú, Sertão e Cariri, que fazem parte do projeto Território da Cidadania, irão receber cada um, uma máquina retroescavadeira para dar suporte à agricultura familiar construindo barragens, barreiros e reestruturação de estradas vicinais.

Para isso, participam do treinamento 84 servidores municipais que serão orientados como otimizar o uso das máquinas a partir de aulas teóricas e práticas. As aulas que estão sendo ministradas no Parque de Exposição de Campina Grande começaram ontem pela manhã e serão encerradas hoje à tarde.

Os equipamentos adquiridos pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) custam R$ 7 milhões e serão entregues aos municípios no próximo dia 29. Para Giucélia Araújo de Figueiredo, delegada federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, o investimento irá fortalecer a agricultura familiar do Estado, uma vez que a construção de reservatórios de água e a estruturação de estradas irão melhorar o escoamento da produção de todas as cidades inseridas no programa.

“O uso dessas máquinas irá beneficiar milhares de paraibanos, porque cerca de 70% da população dessas cidades sobrevive através da agricultura familiar. São pequenos e médios produtores que perderam grande parte da sua produção por conta da seca, mas terão em breve a oportunidade de não poder passar mais por isso, já que a cultura agrícola será fortalecida”, explicou a delegada Giucélia Araújo.

Para o operador de máquinas da cidade de Alagoa Nova, José Batista Neto, 35 anos, e que há quatro trabalha construindo barreiros, barragens e reparando estradas naquele município, a oportunidade de participar de um treinamento como esse é muito positiva, já que os participantes estão sendo instruídos a melhorar o rendimento de sua função conhecendo melhor o funcionamento técnico do equipamento. “Além da gente ficar sabendo como melhorar nosso trabalho com a máquina, nós vamos poder ajudar várias pessoas que dependem da agricultura para poder viver”, disse o trabalhador.

Para que não haja nenhum problema de desvio no uso das máquinas retroescavadeiras, principalmente para o transporte de lixo, a delegada do MDA da Paraíba garantiu que haverá uma fiscalização constante para que o objetivo dessa ação não seja desvirtuado. “Caso seja detectada alguma irregularidade no uso dessas máquinas, elas serão recolhidas imediatamente. Iremos fiscalizar junto com o controle social e também estaremos atentos às denúncias da população”, garantiu Giucélia.