Muriçocas do Miramar completa 30 anos com festa em grande estilo

 Foliões sairam fantasiados e tomara a Avenida Epitácio Pessoa na noite desta quarta-feira de fogo.

Há 30 anos, quando um grupo tímido de foliões saiu pelas ruas do bairro de Miramar, em João Pessoa, na noite da quarta-feira que antecede a semana do Carnaval, o casal José e Irene Barbosa souberam da festa e saíram do bairro de Mangabeira para participar da folia. Ontem, no trigésimo aniversário do ‘Muriçocas do Miramar’, o casal esteve novamente no evento, considerado um dos maiores blocos de arrasto do mundo.

 
“Tenho 75 anos de vida e 30 de ‘Muriçocas’. A fantasia foi no improviso, mas eu não poderia deixar de vir. É uma alegria para nós”, disse o aposentado, que ao lado da esposa faz todo o percurso, que termina no Busto de Tamandaré, em Tambaú.
 
Assim como o casal, outros foliões que participaram do ‘zum-zum-zum’ das Muriçocas do Miramar montaram fantasias mais simples. Porém, houve quem esperasse a data de saída do bloco para desfilar com uma produção mais elaborada. Foi o caso de Ednalva de Souza, que foi para a folia com três filhas e uma sobrinha. Todas vestidas de bruxas. “É uma festa popular muito bacana e participamos há seis anos, desde que viemos morar aqui. Todos os anos fazemos uma fantasia com a mesma temática para todas”, disse Ana Paula Leal.
 
Para o presidente da Federação Folia de Rua, Walmir Júnior, o Muriçocas do Miramar representa a força da cultura dos blocos de prévia carnavalesca da capital, apesar das dificuldades enfrentadas pelos organizadores. “O Muriçocas faz parte da história do Folia de Rua e é uma das atrações para a cidade nessa época do ano, quando recebemos muitos visitantes. Nós parabenizamos a todos que fazem e participam do bloco que, apesar do pouco investimento este ano, não deixou de sair e animar a cidade”, reforçou.
 
O arrastão dos foliões no Muriçocas do Miramar começou na Praça Tito Silva com o grupo Seu Pereira e Coletivo 401. Na sequência, os foliões desceram ao som do Mestre Fuba, Totonho e de outros pequenos grupos em trios elétricos distribuídos ao longo da Avenida Epitácio Pessoa. A festa terminou no Busto de Tamandaré. Policiais Militares, Guardas Municipais e equipes do Corpo de Bombeiros também estiveram no evento para garantir a segurança do público.