Nova USF vai atender mais de 1,2 mil famílias

Unidade Timbó fica nos Bancários e será inaugurada hoje pelo prefeito Luciano Cartaxo.

O bairro dos Bancários ganha, nesta sexta-feira (17), a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Timbó I. A obra, localizada na rua Tenente Francisco de Assis Moreira, contou com investimento de quase R$ 700 mil e terá capacidade para atender cerca de 1.250 famílias. A inauguração será às 9h e vai contar com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

“Nos dois primeiros anos de nossa gestão construímos ou reformamos 11 novas Unidades da Saúde em toda a cidade e agora vamos entregar mais uma na comunidade do Timbó”, destacou Luciano Cartaxo. “Estamos garantindo mais conforto, estrutura e qualidade no atendimento básico, que é a porta de entrada no acesso ao Sistema Único de Saúde”, complementou.

Na unidade serão desenvolvidas ações como acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde, entre outras. A equipe da unidade promoverá a atenção integral, contínua e organizada da população, controlando a atenção à saúde na Unidade Básica de Saúde, no domicílio, em locais como salões comunitários, escolas, creches e praças, e outros espaços que comportem ações planejadas.

“Esta unidade será somada aos atendimentos e coberturas já existentes, com intuito de promover, prevenir e cuidar da saúde dos pessoenses com qualidade e com grande resolutividade”, destaca a secretária municipal da Saúde, Mônica Rocha.

Para a moradora Patrícia Malaquias, de 34 anos, a chegada de uma USF é uma conquista muito grande para a comunidade. “Nós éramos atendidos na USF dos Bancários e agora vamos ter uma unidade especialmente para a gente. Então, ter algo dessa natureza é muito importante e quem ganha com isso somos nós”, afirmou.

UNIDADE VAI OFERECER VÁRIOS SERVIÇOS
Na USF serão oferecidas ações individuais e coletivas, como consultas médicas e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

A unidade disponibiliza atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade, com objetivo de efetivar o controle social.

AÇÕES 
Dentre as ações desenvolvidas na unidade, estão o acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde; e ações planejadas na unidade e no território.

Além das ações de promoção à saúde, a Unidade de Saúde da Família irá promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social; participação das atividades de educação permanente em saúde, além de desenvolver ações educativas que possam interferir no processo de saúde-doença da população, no desenvolvimento de autonomia, individual e coletiva, e na busca por qualidade de vida pelos usuários.