Nove blocos tomam as ruas no 1º dia do Folia de Rua em João Pessoa

Programação da festa será aberta oficialmente com apresentações no Ponto de Cem Réis, a partir das 18h.

Começa hoje em João Pessoa a 29ª edição do Folia de Rua. A programação será aberta às 18h, no Ponto de Cem Réis, no Centro da capital, onde a Orquestra Splock PB de Frevo e o cantor André Rio vão se apresentar na abertura da festa. Com o slogan ‘Folia de Rua – Aqui até o Carnaval Nasce Primeiro’, o evento este ano vai  homenagear o Bloco Muriçocas do Miramar.

Durante a abertura haverá o encontro dos blocos do Centro Histórico Anjo Azul, Bloco da Cueca, Confete e Serpentina, Folia Cidadã, Bloco do Pinguime Maluco Beleza, que vão se concentrar na rua Gabriel Malagrina, no beco da Faculdade de Direito, de onde vão sair a partir das 17h30. Haverá ainda a Lavagem da Escadaria Malagrida.

De acordo com a Associação Folia de Rua, todos se encontrarão no palco principal dos shows. Segundo o presidente da associação Antonio Toledo, por ser um ano já marcado pela crise econômica, houve um esforço maior dos blocos para sair às ruas. “Não se pode acabar com essa alegria. É uma coisa que já fazemos há 29 anos. Então foi mais difícil conseguir patrocinadores, mas graças a Deus conseguimos fazer isso”, declara.

O cantor André Rio vem do Estado de Pernambuco, onde costuma animar o carnaval do Recife e de Olinda, para abrir as prévias carnavalescas de João Pessoa com um repertório de frevo. Já a Orquestra Splock PB é formada por músicos paraibanos que costumam tocar tradicionais marchinhas de Carnaval. 

Além das atrações centrais, o primeiro dia do Folia de Rua vai ser marcado pela passagem de blocos nos bairros, como o Jaguaribe Folia, Piratas dos Bancários e Bloco do Jacaré. 

Ainda segundo os organizadores, hoje será o último dia para finalizar os preparativos das atrações que vão participar da festa a partir de amanhã. “A parte física dos camarotes já está instalada. Amanhã [hoje] vamos concluir a iluminação e a ornamentação”, diz Antonio Toledo. (Colaborou Secy Braz)

Semob-JP define o esquema de trânsito

Para garantir a mobilidade urbana nos dias do Folia de Rua, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa definiu um esquema de trânsito que vai contar com 70 agentes de mobilidade. 

Os agentes estarão nos pontos de bloqueio e em viaturas monitorando o trânsito na área das prévias carnavalescas. O objetivo é garantir o acesso dos foliões à Vila Folia que fica no trecho compreendido pela avenida Epitácio Pessoa, entre a Rua Tito Silva (Miramar) e o Busto de Tamandaré, na orla.
No corredor da folia nos dias de desfile dos blocos, a execução do plano de mobilidade começará às 7h. A partir desse horário haverá proibição do estacionamento em alguns trechos próximos à concentração. Às 13h, os agentes da Semob estarão distribuídos nos pontos definidos para monitorar o trânsito e dar apoio à montagem das estruturas que serão utilizadas pela organização das agremiações na concentração.
 
Pela manhã, para assegurar o deslocamento dos foliões que optarem ir de ônibus aos desfiles dos blocos Atletas, mais de 20 linhas de ônibus vão receber reforço. Quem optar ir de táxi vai ter à disposição dois pontos exclusivos na avenida Nossa Senhora dos Navegantes e avenida Marcionila da Conceição.

Segurança reforçada

A segurança do Folia de Rua que acontece a partir de hoje até o dia 6 de fevereiro na capital vai contar com  2.148 policiais, sendo que 1.700 policiais militares serão distribuídos nas festas de acordo com o porte dos eventos. Durante o desfile dos blocos com maior concentração de pessoas, um centro de comando dos órgãos da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) será instalado na avenida Epitácio Pessoa.

A Polícia Militar ainda vai utilizar câmeras de monitoramento na área dos eventos. Já a Polícia Civil vai empregar um efetivo de 80 delegados, agentes de investigação e escrivães, entre outros servidores, para garantir o funcionamento em regime de plantão de delegacias. 

PROGRAMAÇÃO DE HOJE:

Pinguim
Concentração: 16h
Local: Pavilhão do Chá, Centro

Jacaré
Concentração: 16h
Local: R. Etelvina Macedo de Mendonça, Torre

Folia Cidadã
Concentração: 17h30
Local: Porto do Capim, Varadouro

Bloco da Cueca
Concentração: 18h
Local: Beco Cultural (Praça Rio Branco, Centro)

Confete e Serpentina
Concentração: 18h
Local: Praça da Catedral, Centro

Jaguaribe Folia
Concentração: 18h
Local: Praça Bela Vista, Jaguaribe

Anjo Azul
Concentração: 19h
Local: Beco da antiga Faculdade de Direito da UFPB (ao lado da Assembleia Legislativa, Centro)

Maluco Beleza
Concentração: 19h
Local: R. Prof. José Coelho, Centro (em frente ao Sintep)

Piratas dos Bancários
Concentração: 19h
Local: R. Rosa Lima dos Santos, Bancários
Atração: Forró Bakana