icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Número de cidades da Paraíba em racionamento de água diminui 12,2%

Situação melhorou após chuvas registradas principalmente no Sertão e Cariri do Estado.   

Publicado em 23/05/2017 às 13:48

Vivendo uma das piores crises no abastecimento de água, a realidade de muitos municípios da Paraíba começa a mudar após o aumento no volume dos açudes e da grande quantidade de chuvas registradas entre fevereiro e abril deste ano. Em quase quatro meses, houve uma redução de 12,2% na quantidade de cidades que enfrentam racionamento. Em fevereiro deste ano, o Estado tinha 98 municípios com restrições no fornecimento de água. Enquanto neste mês de maio, são 86. É o caso da cidade de Monteiro, onde o açude São José II está sangrando atualmente.

Maria Aparecida, 53 anos, que mora em Taperoá, hoje, comemora a atual situação do município, pois o açude Taperoá II (Manoel Marcionilo) é um dois mananciais que também está sagrando atualmente. Ela chegava a gastar por mês uma média de R$ 300,00 para comprar água e poder sobreviver.
A situação no local mudou radicalmente, pois em março deste ano, o açude de Taperoá estava quase seco, com apenas 3,2% do volume total. Com o açude sangrando, a água seguiu pelo Rio Taperoá até um pequeno açude na cidade de Santo André. Depois disso, as águas seguiram para o sítio Jacaré, na zona rural de Cabaceiras, onde ocorreu o encontro do Rio Taperoá com o Rio Paraíba, já na entrada da bacia hidráulica do açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, que hoje está com 5% da capacidade total, saindo da situação crítica.
Em relação à situação dos açudes na Paraíba, a realidade é outra também. Em fevereiro deste ano, o Estado contava com 68 açudes com menos de 5% da capacidade, hoje são 42 reservatórios. Um que saiu dessa situação foi o Epitácio Pessoa (Boqueirão). Além disso, 36 reservatórios estão com capacidade armazenada superior a 20%. Há quatro meses eram 24.
O diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, José Mota, lembra que a situação mudou em muitas cidades, principalmente no Sertão e Cariri, após as chuvas registradas entre fevereiro e abril deste ano. A partir deste mês, a estação chuvosa acontece entre o Brejo, Agreste e Litoral do Estado.
Situação dos açudes na Paraíba
2 reservatórios sangrando
36 reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total
47 reservatórios em observação (menor que 20% do seu volume total)
42 reservatórios em situação crítica (menor que 5% do seu volume total)
(FONTE: Aesa)
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp