Obra tem quase dois meses de atraso

Espaço para abrigar elefanta Lady deveria ter ficado pronto em 28 de fevereiro, de acordo com PMJP, mas ainda não está concluido

O atraso nas obras de readequação do espaço para abrigar a elefanta Lady, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, prevista para terminar no dia 28 de fevereiro deste ano, segundo matéria publicada no site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), mas que até agora, quase 2 meses depois, não foi concluída, foi uma das causas do incidente que aconteceu com o animal.

Na tarde da última quarta-feira, a elefanta quebrou parte da estrutura do ambiente provisório onde estava e ficou solta no parque, preocupando profissionais e tratadores.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), Edilton Rodrigues, a construção teve que ser adiada para seguir as orientações da ONG norte-americana ‘Global Sanctuary for Elephants’, que luta pela preservação da espécie e pelo fim dos maus-tratos aos elefantes. “A ONG nos procurou e fez sugestões para oferecer o que há de melhor para Lady. As orientações, que acatamos, foram determinantes para que o projeto passasse por readequações e por isso mudamos os prazos”, explicou.

Para o presidente da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan), Antônio Augusto Almeida, o adiamento das obras causa surpresa, uma vez que a iniciativa é de baixa complexidade. “A construção do espaço deveria ser feita de forma rápida, até porque a estrutura é simples e tivemos vários feriados prolongados, como o Carnaval e outros momentos em que o parque recebe muitos visitantes”, comentou.

De acordo com ele, a associação vem acompanhando desde o início os cuidados com Lady. “Quando a elefanta chegou, ela estava em um ambiente inadequado e se estressando muito.

Fizemos uma reclamação à direção da Bica, inclusive ameaçando entrar na Justiça. Na época, há mais de 3 meses, eles explicaram que existia um projeto a ser executado”, lembrou.

Conforme a administração do parque, o novo recinto está sendo construído próximo ao Lago das Três Fontes e contará com áreas para banhos de sol, sombra, ponto de fuga e ainda obstáculos, como troncos de madeira, para que ela possa se exercitar. O ambiente terá também um lago para banho e ambiente para cambiamento, onde o animal é colocado para que os tratadores façam a limpeza do recinto e realize os cuidados veterinários.

Ainda de acordo com a administração da Bica, atualmente, a elefanta não se encontra em exposição para o público para garantir a segurança dos visitantes, porém é diariamente assistida por médicos veterinários e equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Desde que chegou à Bica, o animal já aumentou 500 quilos com uma dieta especial composta por cinco refeições diárias e cerca de 160 quilos de comida. Lady também ingere água em grande quantidade.

ESPECIALISTAS APROVAM

O local que a Semam está finalizando para a elefanta tem sido aprovado por estudiosos e profissionais da área ambiental. O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Paraíba, Ediberto Farias de Novaes, visitou as obras na Bica e observou que a área está adequada às normas ambientais. “Estamos confiantes que o espaço construído será a melhor opção para Lady”, ressaltou.

A bióloga Rita Mascarenhas, da Associação Guajiru, também visitou as futuras instalações da elefanta Lady e analisou positivamente a ação. “Nós estamos monitorando o tratamento que a elefanta tem recebido e sabemos que ela recebe alimentação e cuidados adequados. Verifiquei o novo local e ele é totalmente adequado às necessidades do animal”, mencionou.