icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Obras na Casa da Cidadania terminam em dezembro

Depois de mais de três meses de obras, Casa da Cidadania de Campina Grande, deverá reabrir suas portas no mês de dezembro.

Publicado em 26/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:25

Com 90% da reforma já concluída, a Casa da Cidadania de Campina Grande, localizada na Avenida Severino Cruz, às margens do Açude Velho, deverá reabrir suas portas no mês de dezembro. Depois de mais de três meses de obras, o local que atualmente está funcionando no antigo prédio da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no bairro de São José, voltará a oferecer mais de 1.500 atendimentos por dia com mais de 20 serviços oferecidos à população.

No projeto de reestrutuação do local já foram concluídos os serviços no teto, iluminação, ar condicionado, parte elétrica, telefonia, cabos lógicos e infiltrações, que juntos somam um investimento de quase R$ 500 mil, faltando apenas a pintura em alguns pontos e a divisória de áreas de atuação dos órgãos instalados na Casa da Cidadania. De acordo com o gerente da Casa da Cidadania, Olavo Rodrigues, durante esse período de obras, nenhum serviço foi interrompido e que há a possibilidade de outros ganharem um reforço de novos funcionários.

“Nós estamos operando com 200 funcionários e tentando ampliar para receber pelo menos mais 20. Isso será importante porque poderemos aumentar o número de atendimentos que hoje está em 1.500 por dia, sendo que desses pelo menos 300 são apenas para a retirada de carteira de identidade. Temos 30 funcionários do Instituto de Polícia Científica (IPC) que fazem o atendimento ao longo de todo o dia. Para aqueles que vão tirar a primeira via, ela sai na hora, mas para quem precisa da 2ª via, a emissão leva quatro dias para sair porque precisamos enviar o processo para João Pessoa”, disse.

Apesar da facilidade para a retirada da primeira via da identidade, Olavo explicou que só estão sendo feitos para esse serviço atendimentos agendados. Segundo ele, essa foi a forma de tornar o serviço mais ágil e que impedisse as pessoas ficarem todo o dia esperando na fila para serem atendidas.

Contudo, ele confirmou que já estão preenchidas todas as vagas de atendimento até o próximo dia 20 de dezembro, já que a Casa da Cidadania atende além de Campina Grande, mais de 50 cidades vizinhas e até de outros estados.

“Se os municípios menores oferecessem esse serviço com a mesma rapidez, não era nem preciso agendar nenhum atendimento, o usuário viria e retirava a dele. Mas, por algumas cidades passarem até mais de 20 dias para entregar o documento, as pessoas acabam nos procurando para receber ele logo, e isso causa uma grande procura. Mas com esse agendamento, as pessoas estão cumprindo e se houver alguma desistência, nós acabamos encaixando outra pessoa para que a quantidade de atendimentos não caia”, acrescentou o gerente.

Se o cronograma da obra for cumprido, a Casa da Cidadania poderá voltar a abrir suas portas em seu prédio próprio no dia 9 de dezembro, o que levaria o conjunto de serviços a funcionar no bairro do São José até o dia 6 do próximo mês.

De acordo com Olavo Rodrigues, estão sendo utilizadas dez salas da antiga faculdade de Comunicação Social e que dois dias será tempo suficiente para que todos os equipamentos sejam transferidos e instalados nas dependências reformadas da sede do órgão.

PRINCIPAIS SERVIÇOS OFERECIDOS NA CASA DA CIDADANIA

- Alteração de dados cadastrais, parcelamento de débitos, solicitação de 2ª via de ligação de água;
- Autenticação da cópia do CRLV; renovação da carteira de habilitação, licenciamento de veículo;
- Assistência judiciária gratuita.
- Atestado de antecedentes criminais e carteira de identidade;
- Cadastramento para o 1º emprego e seguro desemprego;
- Clínica médica especializada; consultório odontológico com Raio-X;
- Consulta processual do tribunal de justiça;
- Emissão de carteira profissional;
- Emissão de GIM, GIVA e certidão negativa, nota fiscal avulsa e orientações ao contribuinte;
- Emissão de passaporte;
- Inscrição da 1ª via de CPF, situação e consulta cadastral;
- IPTU, ISS, TCR, Informações sobre débitos e Alvarás, atualização de dados cadastrais;
- Serviços de orientação e defesa do consumidor.
- Empreender Paraíba
- PBPrev
- Alistamento do Serviço Militar (em negociação)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp