Ônibus em Campina Grande não vão receber passagem em dinheiro à noite

Medida vai diminuir a circulação de dinheiro no transporte coletivo e reduzir assaltos aos motoristas.

Tarifa de R$ 3,55 entrou em vigor na última segunda-feira (22) em João Pessoa.
Ônibus em Campina Grande não vão receber passagem em dinheiro à noite
Usuário de ônibus vai receber cartão com crédito que depois vai ser debitado

As linhas de ônibus que realizam o transporte coletivo de passageiros em Campina Grande não vão mais receber o pagamento da tarifa em dinheiro durante o período noturno, a partir das 20h. A medida começa a valer, em 1º de fevereiro. O projeto piloto vai durar 90 dias. Caso não apresente problemas operacionais, a mudança será efetivada.

A exigência do cartão foi aprovada durante audiência, no final da tarde desta quarta-feira (17), na sede do Ministério Público Estadual. Como em Campina Grande não há cobradores nos ônibus, o serviço é feito pelos motoristas, que são alvos de assaltos, principalmente à noite.

Segundo o superintendente da STTP, Félix Neto, a utilização do cartão pelos passageiros vai diminuir a circulação de dinheiro no interior dos ônibus. Para ele, a medida evitará roubos, uma vez que reduzirá a circulação do dinheiro nas linhas de transporte coletivo. A ideia é implantar a média prazo o uso cartão para todos os horários, acabando com a circulação de dinheiro em espécie dentro dos ônibus.

O promotor do Consumidor, Sócrates Agra, disse que a medida vai ser monitorada durante três meses. “Nós vamos monitorar o uso do cartão, a partir das vinte horas. Depois, vamos voltar a discutir a medida”, frisou Sócrates. Também participaram da audiência a procuradora do Trabalho, Marcela Asfóra, e representantes do Sitrans. .

Uso do cartão

O cartão de passagem é fornecido gratuitamente pelas empresas e a recarga em crédito é feita pelos próprios passageiros. O Sindicato das Empresas de Passageiros de Campina Grande (SITRANS) informou que vai realizar ações a partir da implantação da nova medida, ampliando os pontos de recarga dos cartões. Atualmente, a cidade tem mais de 50 postos de atendimento para realização de recargas.

Para solicitar o cartão pela primeira vez, os passageiros devem procurar a sede do SITRANS, no terminal de Integração, no Centro da cidade. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: 3341-6788.