Operação interdita oito postos de combustíveis em João Pessoa

Ação foi realizada pelo Imeq-PB, em conjunto com o Procon estadual.

Pelo menos oito postos de combustíveis de João Pessoa foram autuados e cinco bombas de combustível foram interditadas durante uma fiscalização conjunta nesta terça-feira (7). A ação foi realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) e o Procon-PB.

O diretor-superintendente do Imeq, Artur Galdino, informou que os órgãos visitaram mais de 20 postos na capital, após ser constatado aumento no preço dos combustíveis. De acordo com ele, em entrevista ao portal G1, os locais vistoriados têm histórico de irregularidades e de denúncias de consumidores.

“Encontramos bombas com vazões divergente. É tolerável um desvio padrão de 0,5%. Ou seja, a cada 20 litros, pode divergir em 100ml para mais ou para menos. As bombas irregulares foram lacradas e, nos casos em que o consumidor foi lesado, o posto foi autuado”, ressaltou.

Na ocasião, também foram encontradas mangueiras irregulares, lacres rompidos, selos adulterados e produtos sem preço. Nos casos das bombas interditadas, os postos devem fazer o reparo junto a uma oficina credenciada e solicitar uma nova avaliação dos fiscais para que o equipamento seja liberado para uso.