Ouvidoria-geral da Prefeitura recebe mais de 6,6 mil reclamações em 2015

Somente na área da Saúde, foram recebidas 814 reclamações de problemas na marcação de exames.

Problemas no acesso a serviços públicos como saúde, mobilidade e infraestrutura foram responsáveis pela realização de 6.610 reclamações junto à Ouvidoria-geral da Prefeitura Municipal de João Pessoa no ano passado. De acordo com balanço do órgão, a saúde lidera o ranking das reclamações com problemas que vão desde a marcação de exames até a falta de medicamentos. 
 
As reclamações efetuadas junto à Ouvidoria são, em sua maioria, provenientes do bairro de Mangabeira. Em segundo lugar estão moradores do bairro do Bessa, seguido por João Paulo II, Valentina, Miramar e Cruz das Armas. Dessas denúncias, 62% foram feitas por telefone, 20% presencialmente, 17% por internet e 1% por carta.
 
Somente na área da Saúde, foram recebidas 814 reclamações de problemas na marcação de exames, 740 por problemas em marcação de consultas, e 423 por problemas de falta de medicamento. No quesito infraestrutura, em primeiro lugar nas reclamações estão os problemas de iluminação pública, com 117 reclamações, em seguida vêm reclamações por serviços de tapa buraco, 54 e problemas de drenagem e pavimentação, 36.
 
Problema rotineiramente mencionado pelos moradores, a mobilidade urbana ocupa o terceiro lugar entre as secretarias que mais são acionadas junto à Ouvidoria-geral da capital. Em primeiro lugar estão as reclamações relativas aos transportes públicos, com 76 reclamações. Ainda foram problemas levados aos órgãos os estacionamentos indevidos, com 75 reclamações, e os redutores de velocidade, com 35.
 
O ouvidor-geral de João Pessoa, Antônio Jácome Filho, destacou que as reclamações que chegam ao órgão são dados importantes por meio dos quais é feita uma avaliação interna, são elaborados relatórios e as secretarias pautam suas ações. Jácome destacou que a participação dos pessoenses é positiva e propicia melhorias nos serviços. “De 2013 para cá contabilizamos mais de 21 mil demandas. As pessoas já reconhecem a Ouvidoria como um canal de participação e interação”, comentou.