icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Padre denunciado por pedofilia está afastado

Arquidiocese da Paraíba diz que caso de abuso sexual envolvendo o pároco da igreja de Pitimbu ainda não foi formalizado.

Publicado em 25/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:33

O caso de abuso sexual envolvendo o pároco da Igreja Nossa Senhora da Penha de França, em Pitimbu, no Litoral Sul da Paraíba, Jaildo da Nóbrega Souto, e um adolescente de 15 anos, ainda não foi formalizado na Arquidiocese da Paraíba, segundo a assessoria de comunicação do órgão. Entretanto, a Igreja Católica já afastou o padre das funções eclesiais. O padre será intimado para depor nos próximos dias.

De acordo com a assessoria, a igreja orienta que qualquer denúncia contra sacerdote seja formalizada por escrito, assinada pelo denunciante e entregue na arquidiocese, assim como no Ministério Público, para que haja o comprometimento e veracidade das informações prestadas pelo autor da denúncia, que terá seu nome mantido em sigilo. Porém, até o fechamento desta edição, nenhum documento oficializando o ocorrido havia sido entregue na Arquidiocese da Paraíba.

A assessoria informou ainda que o sacerdote já havia solicitado afastamento por licença médica e que foi concedido, mas após tomar conhecimento da denúncia, junto aos meios de comunicação e na delegacia de Pitimbu, onde foi registrada a ocorrência, a igreja não ficou passiva aos fatos e decidiu afastar o padre Jaildo Nóbrega Souto também das funções eclesiais.

O boletim de ocorrência foi feito no último dia 19 deste mês ao delegado Elias Rodrigues, na delegacia do município, mas o caso está sendo investigado na Delegacia Regional de Alhandra. O delegado seccional do Litoral Sul da Paraíba, Aneílton Castro, que está responsável pelo inquérito investigativo, disse que o padre denunciado será intimado oficialmente para depor nos próximos dias. “Entramos em contato com a Arquidiocese da Paraíba, com o setor jurídico mais especificamente, e eles estão sabendo da denúncia.

Embora a notificação formal ainda não tenha sido feita. A intimação será oficializada até a próxima sexta-feira”, garantiu.

Conforme consta no depoimento da vítima, hoje com 21 anos, prestado no Boletim de Ocorrência, o primeiro contato sexual com o padre teria ocorrido em 2008, quando residia em Pitimbu. Ele tinha 15 anos e o sacerdote teria lhe oferecido bens valiosos em troca de carícias.

No termo de declaração, o jovem relatou que residia no distrito de Acaú, em Pitimbu, e que conheceu uma pessoa pelo MSN, onde as conversas eram intencionais, com relação à sensualidade e ao sexo. Quatro meses depois, quando começou a frequentar a igreja, o padre se apresentou dizendo que era a pessoa com quem conversa no MSN.

“No mesmo instante, fui convidado pelo padre a ir até uma igreja de Pernambuco e, mesmo de menor de idade, dirigi o carro. Daí, a gente terminou dormindo em um motel, culminando com a relação sexual, porque ele dizia que me daria algo em troca”, revelou o jovem em depoimento à polícia.

De acordo com informações policiais, a vítima de abusos estaria morando na Noruega (Europa), juntamente com a mãe, e vieram ao Estado da Paraíba apenas para denunciar o caso, cuja ligação com o padre que pode ser comprovada por meio de conversas em redes sociais e aplicativos de mensagens, salvas pela mãe do jovem.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp